Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 26 de Agosto de 2019, 06h15   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

AMPÕES DE BELEZA Advogado e engenheiro se dedicam à criação de canarinhos

195 visualizações
Fonte: GazetaDigital

Jessica Bachega

jessica@gazetadigital.com.br

Passado a cada geração, o amor e admiração do canto dos canarinhos conquista centenas de mato-grossenses, que dedicam tempo, afeto e dinheiro para criar os mais belos exemplares. Os mais lindos competem em “concursos de belezas” estaduais e em âmbito nacional, com milhares de outros também premiadados.

Em Cuiabá, o advogado André Jacob e o engenheiro Cairo da Cunha há anos mantêm canarinhos de diversas espécies, em gaiolas limpas, abrigadas em ambiente climatizado e alimentação adequada.

João Vieira

André jacob / Advogado / Criador de Canários / Aves / Cantico

 Advogado André Jacob cria as aves profissionalmente há 4 anos

O controle de postura, nascimentos e cruzamentos é rígido para que se obtenha o campeão, o mais bonito entre todas as aves para que este participe de campeonatos e seja considerado o mais perfeito do Estado e do Brasil.

O ganhador leva para casa o troféu e o prestígio do primeiro lugar. Um campeão pode custar a partir de R$ 2 mil, isso se o dono quiser vender. Muitos deles não querem.

Enquanto mostra a bela criação de canarinhos, abrigados em um espaço específico e com cuidadora e temperatura regulada, o advogado André Jacob explica como é o processo para manutenção dos pássaros, as variedades de cores, a metodologia para escolher os casais, os cruzamentos e controle para que a ave choque os ovos e todos filhotes nasçam juntos.

“Minha avó criava canarinhos e passou isso pra mim. Como 16 anos comecei a criar a há 4 crio profissionalmente”, conta o advogado, que tem pássaros campeões entre seus mais de 80 exemplares. 

Apesar da grande variedade de animais, tem um que é o “xodó” do criador. Batizado de “Gordo”, ele tem uma história de superação que lhe garantiu carinho especial do cuidador. 

“Eu estava jantando com um cliente quando vi as gaiolas na calçada de um lugar que criava canarinhos. Eles estavam muito debilitados e outros já tinham morrido. Eu pedi se podia levar e juntei as gaiolas no carro e levei para casa. Tirei filhotes do Gordo, todos cantadores”, lembra com carinho o criador. 

Em junho foi realizado o campeonato estadual em Cuiabá. A partir deste mês, os campeões de cada Estado disputam o título no Campeonato Brasileiro de Ornitologia Amador, em São Paulo. Promovido pela Federação Ornitológica do Brasil, o campeonato escolhe o canarinho mais perfeito e bonito de acordo com o padrão de cada espécie. 

“É uma confraternização, quando estou lá esqueço do trabalho. É um hobby, antes meu hobby era armas. Troquei as armas pelos passarinhos”, relata. “Ter um campeão é uma satisfação muito grande”. 

A mãe do engenheiro Cairo já criava passarinhos. Os dela eram periquitos australianos e essa dedicação foi passada para ele, que depois trocou os australianos pelos canarinhos. Presidente da Associação Mato-Grossense de Ornitologia (Amor), que conta com 40 membros, ele cria as aves há 13 anos e conta com aproximadamente 500 aves de diferentes cores. 

Entre os passarinhos estão alguns premiados como o mais bonito de Mato Grosso e outros que já ganharam prêmio nacional. 

“É um hobby e um amor muito grande por eles. Tanto que o campeão traz para casa o troféu e honra ao mérito, não há premiação em dinheiro”, declara o presidente. 

As aves que não estão no perfil para competir são vendidas para quem quiser criá-las como animais de estimação. Os conhecidos “pé-duro” são mais resistentes e não demandam tantos cuidados, como os competidores. Alimento, gaiola e água são suficientes para quem quiser se aventurar na criação dos canarinhos. Cada um é comercializado a cerca de R$ 120.
Conforme informações, um novo clube de criadores está em processo de abertura. A Associação de Ornitologia do Centro Oeste terá sede em Várzea Grande. Todos os clubes devem ser cadastrados na FOB.  

 

 

Galeria de fotos

image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image

P