Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 15 de Dezembro de 2018, 21h12   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

Instagram de paisagens atrai turistas do mundo todo para visitar MT

61 visualizações

Mirella Duarte

 

Arquivo pessoal

Jo�o Oliveira @matogrosso_brasil

João Oliveira que criou conta sem interesse comercial

Apaixonado pelas riquezas naturais de Mato Grosso, desde os 13 anos João Oliveira se dedica às mídias sociais que valorizam as paisagens do Estado. As imagens compartilhadas variam entre cerrado, floresta amazônica, pantanal mato-grossense ou vida urbana. As fotos são dele e de fotógrafos profissionais, amadores e também seguidores que publicam os registros acompanhados pela hashtag indicada no perfil. No Instagram @matogrosso_brasil, no entanto, tudo começou em 2014. Hoje, é um dos maiores users com a proposta de apreciação da terra do sol, soma 31 mil seguidores e guarda mais de 3 mil fotos.

As pessoas ficam muito impactadas com as belezas naturais do nosso Estado, como as cachoeiras, o Pantanal, Chapada e com a nossa fauna e flora de uma forma geral

João Oliveira

Segundo João [@joaooliveira15_], que tem 20 anos, a conta foi criada de forma espontânea, sem interesse comercial definido e porque ele já gostava de gerar conteúdo nas mídias. Sua intenção era também ampliar o leque de perfis relacionados ao turismo e ecoturismo do Estado. “Eu tinha uma página sobre Mato Grosso no Facebook, mas a minha paixão era mesmo o Instagram. Como ainda existiam poucos perfis relacionados a este tema com foco no nosso Estado, eu criei minha própria página e comecei a postar as fotos”, lembra.

Na época, ele tinha pouco conhecimento das técnicas para publicações, como uso das hashtag, mas com o tempo foi se aperfeiçoando e hoje, prestes a abrir a própria empresa na área, diz para o  como foi o passo a passo da sua ascensão na rede. Ele ainda menciona que tem o apoio de Luana Poiani [@lu_poiani], que antes era apenas uma seguidora assídua, mas que há 3 anos divide a moderação do perfil com ele. Outro ponto importante foi à troca de divulgação com a página @ceudemt, mais antiga que a de João.

Cerca de quatro postagens são feitas ao dia, considerando o clima e os momentos, como nascer ou por do sol, dia ensolarado, chuva ou frio. Seguidores enviam muitas fotografias em tempo real, mas o jovem também tem fotos de arquivo.

Seguidores 

Com o passar dos anos, o perfil ganhou seguidores não apenas mato-grossenses, mas de todas as partes do Brasil e mundo. Ao manusear o celular para mostrar as interações da página para a reportagem, ele abre em um mapeamento que demonstra o grande percentual de visualizações na Argentina, Peru, Angola, Portugal, Marrocos, Japão e outros lugares.

Reprodução Instagram

@matogrosso_brasil
 

Instagram @matogrosso_brasil foi criado em 2014 e é um dos maiores users com foco na terra do sol, com 31 mil seguidores e mais de 3 mil fotos

Para ele, isso acontece porque as pessoas se impressionam com a diversidade natural daqui e, por morarem distantes de tudo isso, seguir a página e programar uma viagem para Mato Grosso é algo freqüente. Entre depoimentos, ele ressalta o de uma francesa que sempre se emociona com fotos de animais como onça pintada ou tuiuiu. “É muito gratificante ver uma pessoa de outro estado ou de outro país querendo conhecer o nosso Estado pois ficou encantada com as paisagens”, descreve.

Os mochileiros também projetam suas trilhas por meio das fotos postadas dos lugares, que quase sempre também levam legenda com nome e pontos positivos do local. O carioca Daniel Fernandes [@danielhffernandes], um dos viajantes, informou ao João que as publicações na page foram cruciais para ele decidir a trip no Estado. Após a viagem, em seu Instagram vários registros foram feitos em Chapada dos Guimarães, Nobres, Cáceres e região transpantaneira.

O cuiabano considera importante essa atuação nas redes sociais, mas ainda segue de forma totalmente independente e sem auxílios governamentais para o estímulo à preservação ambiental e turismo em Mato Grosso. Ele revela fazer parcerias com eventos ou empresas, mas garante que ver as pessoas se apaixonarem pelo que o Estado que nasceu é ainda mais gratificante. “As pessoas ficam muito impactadas com as belezas naturais do nosso Estado, como as cachoeiras, o Pantanal, Chapada e com a nossa fauna e flora de uma forma geral. Isso é levar os pontos turísticos do Estado para vários lugares do mundo e com certeza vale muito a pena”, finaliza.

Postar um novo comentário