Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 22 de Agosto de 2018, 00h20   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

ACONTECEU - 1ª CULTpan - Noite da Cultura Pantaneira

Noite Pantaneira - Elogios e Sucesso de Público

771 visualizações
Por: Assessoria
Fonte: 4° Poder
Tomou posse como Imortal em uma das cadeiras da Academia a Professora e produtora cultural Natalice Soares
Coral Nossa Senhora do Rosário durante apresentação
Coral Nossa Senhora do Rosário durante apresentação
Foto de Assessoria

Todos os meses em uma quarta-feira a Igreja Menino Jesus será aberta para encontro das rezadeiras e o Momento da Ave Maria com Terço Cantado e Rezado

Na noite de quarta-feira (15) Poconé reviveu momentos culturais que transportou as pessoas para o século passado.

Poconé é uma cidade pantaneira, distante ao sul de Cuiabá aproximadamente 100 quilômetros.

A Academia Lítero-Cultural Pantaneira, entidade independente, realizou a primeira atividade do segundo semestre, trata-se do projeto CULTPAN (Cultura Pantaneira), com noite cultural e Sarau de Musica e Poesia.

Para a presidente Josenira Cássia o evento marca o calendário fixo da Academia: “Nossa Academia realiza ações culturais o ano todo desde sua fundação em 2011, e agora passamos a adotar o calendário fixo, facilitando para mossos membros e toda a população participar, já estamos ansiosos para o próximo mês em 26 de setembro”, esclarece Josi.

“Com a parceria da Igreja Católica e o coordenador da igreja Menino Jesus, o artista plástico Atílio, vamos abrir a IGREJINHA DO GALO como é conhecida, uma quarta-feira ao mês para o encontro das rezadeiras, momento único de reavivar uma tradição secular de Poconé ao rezar o terço cantado”, afirma o escritor e Vereador Walney Rosa, secretário da atual diretoria e presidente de Honra da Academia.

Após o terço cantado e rezado, foi dado posse a mais uma Imortal da Academia, a Professora e produtora cultural Natalice Soares, representando o coral Nossa Senhora do Rosário e os profissionais da educação que preservam as danças tradicionais como o siriri.

Entre as apresentações estiveram: Grupo Folclórico Os Mascarados de Poconé e Banda Cidade Rosa, Grupo Folclórico Balaio de Gato apresentando o BOI DO PANTANAL, Siriri do projeto Prinart da Escola Bacharel. Entre as apresentações musicais se fez presente o Coral Nossa Senhora do Rosário e Neide Santos Banda Show, representando os poetas houve apresentação das poetisas: professora Candinha e Senhora Mirta. Já a poetisa Zita Elinei presenteou o público com uma poesia que ai mesmo tempo contava a história de uma moradora da vizinhança, a saudosa professora Felicidades Alves Rondon.

A decoração do espaço foi muito elogiada tendo em vista as lanternas iluminadas com velas, algo que remontava ao um espaço aconchegante e familiar. Banners iluminados informavam sobre os serviços prestados pela Academia. Já a gastronomia foi oferecida pela senhora Ivaneide ‘Paraibana’, o que agradou todos os presentes.

Na logística e segurança esteve o Corpo de Bombeiros Civis (Firewall); fato inovador no município ao qual proporcionou sensação de segurança no local bem como no transito as margens do evento.

Por parte da prefeitura municipal o apoio foi dado pela secretaria de infraestura ao encaminhar equipe de limpeza e eletricista, para local, já a sinalização de placas foi feita pela secretaria de agricultura. Tendo parceria institucional da secretaria municipal de turismo e cultura e secretaria de meio ambiente.