Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 22 de Outubro de 2019, 06h54   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

Prefeitura de Poconé, controla incêndio próximo ao Tanque da Rua

6837 visualizações
Complexo do Tanque da Rua é vítima da burocracia e de chamas criminosas

Um incêndio com suspeita de ter origem criminosa destruiu aproximadamente toda a área de vegetação da parte baixa na localidade do Tanque da Rua, em Poconé.

O local é considerado como Área de Preservação Permanente (APP) pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado e o incêndio ocorreu por volta das 13 horas da tarde deste domingo (15).

O incêndio amedrontou moradores vizinhos, até porque uma família com três crianças poderiam perder a casa se o fogo não fosse controlado, bem como o prédio público da Secretaria de Meio Ambiente e Cultural e Turismo poderia ser atingido.

Após não conseguir êxito no contato com os Brigadistas, por volta de duas horas a Secretaria de Meio Ambiente foi acional e providenciou o atendimento.

Controle do Fogo:

A Prefeitura Municipal de Poconé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conseguiu controlar o fogo somente com força tarefa envolvendo servidores da prefeitura e caminhão pipa.

Prevfogo (Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais):

Poconé possui 15 brigadistas, todos subordinados ao IBAMA (instituto Brasileiro de Meio Ambiente), estes trabalham em número de sete profissionais por plantão, no entanto devido ao incêndio no Parque Estadual de Chapada dos Guimarães, foram enviados pra lá sete brigadistas.

Trabalhando sem intervalo, neste domingo foram acionados quatro brigadistas para região da água vermelha, e 3 foram surpreendidos para atender uma ocorrência também na zona rural. Por isso na hora do incêndio não havia nenhum brigadistas para combater o incêndio no Tanque da Rua.

Mato Grosso é um dos estados sob emergência ambiental onde o Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) possui brigadas federais para as ações de prevenção e combate a incêndios federais. Possuem brigadas os municípios de Conquista D 0este, Tangará da Serra, Feliz Natal (2 brigadas), Cotriguaçu, Cáceres, Poconé, Campo Novo dos Parecis, Paranatinga, Canarana e Serra Nova Dourada. 

Burocracia da SEMA

Desde março de 2017, a prefeitura de Poconé aguarda licença da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) para autorizar as limpezas, manutenção e obras de infra estrutura e melhorias no complexo Tanque da Rua.

Este ano até mesmo o deputado estadual Faissal (PV) solicitou a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, a celeridade na emissão do licenciamento e início das obras de intervenção no local na barragem do Tanque da Ressaca ou Tanque da Rua como é conhecido. O córrego está assoreado e a falta de canalização das águas pluviais, não suporta a vazão durante as fortes chuvas, já na seca o problema é a incidência de mato que cresce rapidamente e propicia incêndios como esse ocorrido.

Em (15/05), o prefeito, acompanhado dos secretários municipais Danielle Assis (Meio Ambiente), Manoel Salvador (Turismo e Cultura) e Amaral Júnior (Desenvolvimento Urbano e Econômico), estiveram reunidos com a Secretária Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/MT), Lilian Ferreira dos Santos para tratar do mesmo assunto.