Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 12 de Novembro de 2018, 17h59   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

WALNEY APRESENTA INDICAÇÃO PARA QUE SEJA PROVIDENCIADO UNIFORMES PARA A BANDA MUNICIPAL CIDADE ROSA

Banda Cidade Rosa poderá ser uniformizada

933 visualizações
Por: Assessoria
Fonte: Revista 4º Poder
Músicos reivindicam uniformes para Banda Municipal
Banda Cidade Rosa
Banda Cidade Rosa
Foto de Domínio Público

Poconé é um município pantaneiro distante 100 quilômetros ao sul da capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá.

Poconé é referência de cultura regional. Entre esses movimentos folclóricos está o grupo ‘Os Mascarados’, que só pode se apresentar com a presença da Banda Municipal Cidade Rosa.

Na mais recente sessão da Câmara dos Vereadores, presidida pelo Vereador Ademir Aparecido Zulli, por unanimidade os parlamentares aprovaram uma indicação de iniciativa do vereador pelo partido verde Walney Rosa, que solicita ao prefeito do município senhor Atail Marques (Tatá Amaral) para que providencie com a maior brevidade uniforme para os músicos membros da BANDA MUNICIPAL CIDADE ROSA.

“Desde o ano passado observei que em apresentações diversas, os membros da Banda se posicionam sem uniforme, fator que não valoriza a imagem histórica de nossos músicos”, defende Walney.

“Estive conversando com a maioria deles e o uniforme é clamado por todos”, declara o vereador.

O vereador lembra que recentemente a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do Departamento de Cultura já promoveu a manutenção dos instrumentos musicais da Banda adquirindo peças sobressalentes. “A secretaria já está valorizando os profissionais”, elogia o vereador.

Na Justificativa o vereador destacou um pouco da história: “A Banda Municipal Cidade Rosa, passou a fazer parte do corpo de servidores públicos do Município de Poconé há partir do ano 2006, efetivando seus respectivos membros.

A Banda Municipal Cidade Rosa de Poconé, além de acompanhar o grupo folclórico ‘Os Mascarados’; executando variadas músicas todas durante as apresentações do referido grupo. Porém, o principal motivo de sua existência são as apresentações em cerimônias municipais ligadas as atividades do poder executivo, desde atos cívicos, sociais e festivos.

Esta banda teve início no século passado desde o tempo que a energia elétrica ainda era movida por gerador e oportunamente em noites de lua cheia, ela saía percorrendo as ruas da cidade, parando em frente à casa de amigos ou pessoas importantes da sociedade, para a execução de valsas, tangos e mazurcas, quando todos se sentiam animados dançando noite adentro.

Hoje a Banda Municipal Cidade Rosa, não é apenas um adereço do Grupo OS MASCARADOS, até porque os Mascarados não se apresentam sem a Banda, já a Banda pode e deve se apresentar sem os Mascarados, daí percebemos a sua independência e importância.

Ao tornar-se elemento fundamental para divulgação de nossos ritmos e músicas a Banda Cidade Rosa necessita de que seus componentes sejam reconhecidos como verdadeiros artistas e para tanto merecem ser uniformizados para apresentações públicas, tendo em vista que as referidas apresentações são registradas e vistas pelo mundo todo”.

v