Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 26 de Agosto de 2019, 06h18   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

Sr Sebastião recebe Cururueiros e realiza grande festa este final de semana

ACADEPAN e associação dos Cururueiros comemoram Mês do Folclore

2191 visualizações
Festa de São Sebastião acontece este final de semana (17 e 18 de Agosto) e recebe membros da Academia Lítero-Cultural Cultural Pantaneira, Cururueiros, fiéis, devotos e grande público.

O Senhor Sebastião Cristovam de Souza, cururueiro e devoto de Dona Doninha do Tanque Novo, recebeu os membros da ACADEPAN (Academia Lítero-Cultural Pantaneira) Professor Toninho (Adalberto Antonio Pagiolli) e o Vereador Walney Rosa para uma tarde de bate papo e organização da Festa de São Sebastião.

“Quero agradecer a visita do vereador, que não faz falta por estas bandas, e agora trazendo noticia boa de ajuda pra nossa festa” declarou Sebastião.

“Como escritor e membro tanto da Academia quanto da Associação de Cururueiros estamos sempre juntos apoiando essa manifestação cultural e folclórica”, afirmou professor Toninho.

A visita levou um pequeno apoio do Rotary Clube de Poconé para realização da festa, em nome da CARAVANA CULTURAL e por parte do Gabinete do Vereador Walney será oferecido divulgação da festa com apoio do site poconeonline.

“Como presidente de honra da ACADEPAN estivemos oferecendo apoio a festa, aqui me sinto em casa entre amigos, e o senhor Sebastião precisa de apoio e divulgação dessa história de fé que teve início a mais de 80 anos”, declara Walney.

 

A FESTA:

Festa de São Sebastião

Chácara Cachoeira da Mata Virgem

Comunidade Pantanalzinho (5 km de Poconé)

Sábado (17/08/2019)

17 horas - levantamento do mastro - Cururu

19 horas - Reza

21 horas - Jantar

22 horas - Baile com a Banda Real Som

Domingo (18/08/2019)

08 horas - Descida do mastro

Chá (Café da manhã)

11 horas - Almoço

 

A HISTÓRIA DA FESTA:

Tudo começou em 1936 quando o senhor José Aprígio dos Santos, pai do senhor Sebastião, foi orientado por Dona Laurinda Lacerda Cintra - Doninha do Caité (ou Doninha do Tanque Novo) para que ele fosse devoto e festeiro de São Sebastião.

Com isso este ano ocorrerá a 83ª festa de devoção a São Sebastião.

Devoto do santo, senhor Aprígio batisou um de seus filhos com o nome de Sebastião, por isso é ele, herdeiro, que realiza a festa até nos dias de hoje.