Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 21 de Agosto de 2018, 15h48   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

ANÁLISE POLÍTICA - Deputado Estadual - II

833 visualizações
Por: Walney Rosa
Walney Rosa comenta as eleições 2018.
Barranco, Tampinha, Oscar Bezerra, Mario Nadaf e Jean Silva
Barranco, Tampinha, Oscar Bezerra, Mario Nadaf e Jean Silva

As articulações para composição para disputa das cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso seguiram até a segunda-feira (06/08). Não foi fácil calcular e recalcular possibilidades eleitorais tendo em vista do quociente eleitoral de 60 mil votos por partido e/ou coligação para cada vaga na AL-MT.

Na coligação do candidato a governador Wellington Fagundes (PR) – formada por PR, PTB, PP, PCdoB, PRB, PV, Pros, PMN, PT e Podemos; houve uma divisão de três chapas para a disputa à Assembleia e duas à Câmara dos Deputados.

As surpresas para o fortalecimento do candidato ao governo Wellington Fagundes, ficou por conta do Partido Verde que apresentou a candidata a Vice Sirlei Theis, servidora do estado, que agregou a maioria dos servidores do estado, dirigentes e parte do SINTEP (Sindicato dos Servidores da Educação) e consequentemente o Partido dos Trabalhadores-PT.

Na chapa denominada ‘A Força da União 1’ reúne PRB, PT, PCdoB e PR. Neste caso, o único candidato já com mandato e buscando a reeleição é o deputado estadual Valdir Barranco (PT).

Já ‘A Força da União 2’ foi formada pelo PP, Pros, Podemos e PMN. Nenhum dos seus membros busca a reeleição à Assembleia. Essa chapa agrega o candidato por Poconé Jean Silva, esposo da vereadora Camila Silva.

A chapa ‘A Força da União 3’ agrega PV e PTB. Seus principais nomes são: o Suplente de Deputado Federal, o médico Tampinha (José Curvo); o deputado estadual Oscar Bezerra; o Vereador por Cuiabá Mario Nadaf, todos do Partido Verde.

 

Para disputa das vagas na Câmara Federal foram formadas duas chapas, sendo:

Uma ficou com apenas dois partidos, sendo PV e PCdoB. A outra é mais ampla e reúne PRB, PT, PR, PP, Pros, Podemos, PTB, e PMN.

O único integrante da chapa com mandato é o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), candidato à reeleição. Também há a presença do ex senador José Medeiros (Podemos) e do acadêmico de direito Emanuelzinho (PTB), filho do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB).