Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 15 de Dezembro de 2018, 21h12   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

Rotary Clube e Parceiros oferecem o projeto Bombeiros do Futuro em Poconé

342 visualizações
Por: Colaborou: JONATHAN CRUZ
Fonte: Assessoria
Bombeiro Militar de Mato Grosso garante continuidade e ampliação de projeto social em 2019 para Poconé

Foto de Adilson Juliano

Encerrou na noite de quarta-feira (04) a 2ª edição do projeto social bombeiros do futuro, o evento foi realizado nas dependências da Câmara Municipal dos Vereadores de Poconé, cidade pantaneira, distante 100 quilômetros de Cuiabá, capital de Mato Grosso.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, representantes de clubes de serviços e ainda com presença de pais e responsáveis dos 25 alunos que foram agraciados com o projeto.

O PROJETO EM POCONÉ:

O projeto é uma iniciativa do Rotary Clube de Poconé, presidido pelo senhor Adalberto Antonio Pagiolli. Teve apoio da Câmara dos Vereadores, através de uma Indicação do Vereador Walney Rosa (PV) que foi encaminhado ao Comando do Corpo de Bombeiros. Parcerias importantes para realização do projeto com apoio logístico do Sesc Poconé, Sindicato dos Servidores Públicos (SISMUP) e fundamental parceira da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social oferecendo as refeições aos alunos todos os dias do projeto.

Outra parceria foi através de algumas pessoas doadoras, às vezes anônimas, denominadas PADRINHOS, que ofereceram recursos para compra de uniformes de alguns dos alunos.

Esta edição do projeto Bombeiros do Futuro atendeu crianças assistidas pelo projeto social do municipio “Sonho Meu” e estudantes de escolas Públicas como da Escola Maria Helena e Antonio João.

INSTRUÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS:

O encerramento por parte do corpo de Bombeiros ocorreu na quarta 28/11, onde os militares responsáveis destacaram que o projeto continua em 2019, dando importância aos benefícios do contato destas crianças com a disciplina militar para a formação do cidadão de bem.

As atividades duraram cerca de 5 meses com o envolvimento de militares que vinham de Cuiabá para ministrar as aulas de combate à incêndios, salvamento, hierarquia e disciplina, ordem unida, hinos, entre outras habilidades próprias do Corpo de Bombeiros Militar, houve ainda visitas técnicas e passeio ao Sesc Pantanal.

A CERIMÔNIA:

Para Primeira Dama Joelma Gomes projetos dessa natureza podem sempre contar com apoio do executivo municipal: “Destaco que a prefeitura vem atuando de forma ativa em defesa de nossas crianças e adolescente e toda vez que formos convidados para participarmos de projetos sérios como esse estaremos dizendo sim”, declarou Joelma.

“O projeto não seria possível sem os parceiros e a participação das escolas e os pais. Passamos da primeira fase e esperamos ampliar o projeto em 2019”, afirmou o presidente do Rotary Adalberto Antonio.

“A honrosa corporação dos Bombeiros fez com que fosse possível o projeto, e graças aos parceiros o Rotary continuará ampliando os atendimentos e as ações sociais”, destacou o Vereador Walney Rosa, que também é Rotariano.

O Bombeiro Mirim Cauã Gomes da Silva, discursou: “Faz parte da minha vida, fará parte de minha história e levo o sonho de ser um bombeiro Militar, que é uma linda profissão”, afirmou.

O diretor da Escola Maria Elena, professor Douglas destacou a importância do projeto e a necessidade de outros dessa natureza. Entre as mães a Senhora “Dorica”, afirmou que foi visível a mudança e aperfeiçoamento do comportamento do filho Luanderson Rodrigo. Por parte da ex Vereadora Maria Avelina, destacou “O sorriso dessas crianças são testemunhos que o projeto vale a pena e deve continuar, estou apaixonada”, afirmou.

BOMBEIROS DO FUTURO:

O projeto social é desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso visando auxiliar na formação do cidadão, motivar a criança e o adolescente a freqüentar a sala de aula, despertar a solidariedade e o senso crítico.

Para o ano que vem as crianças continuaram recebendo instruções de prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros, ordem unida, hierarquia e disciplina, civismo, cidadania, educação para o trânsito, preservação do meio ambiente, prevenção ao uso de drogas, salvamento aquático, orientação e sobrevivência na mata, religiosidade, dentre outros temas de relevância para a formação psicológica dos jovens.

O objetivo central do projeto é contribuir, ainda de maneira sucinta com a formação humana e cidadã de crianças e adolescentes, através de empatia com a profissão Bombeiro Militar e seu Lema “Vida alheia e riquezas salvar”.