Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 12 de Dezembro de 2017, 22h20   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

Método de perguntas jornalísticas é adotado para redação: O que? Quem? Quando? Onde? Por quê?

Escritor poconeano leva método de redação para alunos do ensino fundamental

773 visualizações
Por: Assessoria
A Escola Estadual Marechal Rondon recebeu na manhã de ontem, uma palestra sobre a importância da cultural escolar no processo de formação de crianças e adolescentes e as formas de expressão durante uma redação.
Alunos da Escola Marechal Rondon ao lado de Walney Rosa
Alunos da Escola Marechal Rondon ao lado de Walney Rosa
Escritor presenteando a Escola com livros de escritores poconeanos
Escritor presenteando a Escola com livros de escritores poconeanos

Escrever sobre a realidade familiar, escolar e cultural; essa foi a proposta oferecida a alunos da Escola Estadual Marechal Rondon, na cidade de Poconé estado de Mato Grosso.

O evento foi voltado para alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental (primeiro e segundo ciclo), visando propiciar uma integração dos alunos e suas aspirações de fora para dentro da escola.

A palestra, ministrada pelo escritor Walney Rosa, destacou que a relevância da família, da cultura local e da escola como contextos privilegiados de desenvolvimento humano, que devem ser consolidados, contribuindo para a promoção da formação de crianças e jovens, consequentemente uma forma de expressão dos alunos na confecção de redações o que proporciona interesse pela escrita e pela leitura.

“Quando o aluno fala sobre o que acontece na sua casa, na sua rua e comunidade, apresenta seus anseios para com a escola. Além de despertar o interesse pela escrita e comunicação social, o educador passa a conhecer mais o seu aluno” declarou Walney Rosa.

Ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças dos colegas no ambiente escolar é fundamental, esse ensino deve ser aplicado desde os primeiros anos de escolaridade evidenciando o aculturamento local da comunidade e a distinção de cada unidade familiar.

Após a ‘mini palestra’ os alunos produziram textos independentes falando sobre preconceito, família, deficiência da escola, as coisas boas da escola, greve da educação, férias, amor, entre tantos outros temas abertos.

O convite para o escritor visitar a escola partiu da Coordenação Pedagógica da unidade, através da professora Priscila, tendo em vista as atividades desenvolvidas pela Academia Lítero-Cultural Pantaneira (Acadepan) sobre produção textual e cultura regional.

A Acadepan é formada por escritores, produtores culturais e guardiões da cultura pantaneira que estão à disposição de escolas e instituições oferecendo palestras e mini cursos gratuitamente, havendo um agendamento com antecedência.

Para as professoras Madalena e Ivonete, responsáveis pelas salas atendidas pela palestra; a didática foi gratificante: “Foi prazeroso ver nossos alunos escrevendo temas tão variados”, afirmou Ivonete. “Todos foram atendidos de uma mesma forma, com a mesma atenção, respeitando suas limitações e aculturamento”, disse Madalena.

Walney Rosa é escritor, poeta, servidor da educação na função de Vigia Patrimonial e atualmente ocupa uma cadeira no parlamento municipal como Vereador.

Dentro da proposta pedagógica o escritor desenvolverá com a escola a produção de poemas e sonetos com intuito de realizar o recital de poesias até o final deste ano letivo.