Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 12 de Dezembro de 2017, 22h21   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

Garrafas PET retiradas do meio ambiente poderão transformar-se em vassouras

FABRICA DE VASSOURA ECOLÓGICA PARA POCONÉ

1407 visualizações
Por: Assessoria
Tecnologia social: projeto do Vereador Walney Rosa quer transformar garrafas PET em vassouras ecológicas
Vassoura PET
Vassoura PET
Exemplo da oficina
Exemplo da oficina

No Munícipio pantaneiro de Poconé foi aprovada por unanimidade na Câmara dos vereadores uma proposta do vereador pelo Partido Verde Walney Rosa de implantar no município, uma ou mais, pequenas fabricas de vassoura aproveitando garrafas PET.

A proposta foi encaminhada ao Prefeito Tatá Amaral, sua esposa Joelma Gomes, que ocupa a função de Secretária Municipal de Ação Social, emprego e Renda e ainda a senhora Danielle Assis, a frente da Secretária Municipal de Meio Ambiente

Walney reivindica que por parte do poder executivo seja viabilizado no município a inserção do programa ambiental “Ecofibra” com implantação da “Fábrica de Vassouras” Com Reciclagem de Garrafas PET.

A “Fabrica de Vassouras” terá como objetivo, fabricar produtos ecologicamente corretos. Os produtos serão obtidos a partir do desfiamento de garrafas PET, o qual submetido a outro processo industrial, tornar-se-ão “cerda” para vassouras.

Na justificativa da proposta o vereador destacou entre os principais ganhos que esta iniciativa proporcionará ao município está à retirada de garrafas PETs do meio ambiente.

As vassouras derivadas de “Ecofibra” são produtos ecologicamente corretos, pois utilizam material reciclável: o PET das garrafas plásticas de refrigerantes.

“O objetivo inicialmente é de implantar em Poconé duas Fabricas de Vassouras usando a Ecofibra; sendo: uma destinada para COOPONÉ – Cooperativa de Catadores de Materiais Reaproveitáveis de Poconé; a segunda na sede do Programa Social SONHO MEU, ao qual poderá ter um instrutor e aproveitar a participação dos pais dos alunos bem como alunos com idade acima de 12 anos dentro do programa de educação ambiental”, defende Walney Rosa.

A proposta alerta que antes da aquisição se faz necessária uma palestra técnica por parte dos fornecedores dos maquinários da “Fabrica”.

 

VASSOURAS DE PET (Ecofibra)

Vassouras desse formato já foram amplamente testadas e aprovadas por empresas privadas e prefeituras. Não há utilização de qualquer processo químico, ou agente agressivo na manufatura do produto. O processo de produção Reduz, Reutiliza e Recicla a matéria-prima, obedecendo aos três Rs, o que torna uma reciclagem ecologicamente correta.

O CUSTO APROXIMADO

Há máquinas sendo oferecidas no mercado para recorte de garrafas em torno de R$ 1.500,00 (Um mil e quinhentos reais); e fabriquetas completas com balcão, prensa pneumática, articulação para pregação do cepo e das cerdas, pelo custo de até R$ 8.500,00 (Oito mil e quinhentos reais).

Com a implantação de uma ou mais Fábricas de Vassoura PET, o município poderá produzir vassouras profissionais ecológicas que serão utilizadas por empresas privadas e públicas, e principalmente oferecer um produto de qualidade e com preço acessível às famílias poconeanas, e havendo produção em média e grande escala, poderá ser levada para outros municípios.

 

VANTAGENS AMBIENTAIS E SOCIAIS:

Entre as vantagens da produção da Vassoura com Ecofibra, podemos enumerar:

- Ecologicamente correta

- Despolui o meio ambiente

- Reduz, Recicla e Reutiliza sua matéria-prima

- Durabilidade elevada

- Alta resistência à abrasão

- Não deforma nem quebra os fios

- Alto poder de limpeza

- Ideal para serviços leves e pesados

- Valoriza o trabalho de iniciativas de reciclagem