Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 21 de Abril de 2018, 09h47   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

CÂMARA DOS VEREADORES APROVA ADEQUAÇÃO DO MUNICÍPIO PARA APLICAÇÃO DO SISTEMA UNIFICADO ESTADUAL DE SANIDADE AGROINDUSTRIAL FAMILIAR E DE PEQUENO PORTE - SUSAF-MT (Lei 10.673)

PRODUTOS DE POCONÉ PARA TODO O ESTADO

521 visualizações
Por: Assessoria
Walney deseja simplificar a comercialização de produtos da agricultura familiar de Poconé para todo Mato Grosso
Roberto Epifânio Rodrigues - Presidente da Central dos Produtores
Roberto Epifânio Rodrigues - Presidente da Central dos Produtores

Mais uma indicação do Vereador Walney Rosa (PV) foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares de Poconé.

Walney deseja que Poconé, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário com apoio da Secretaria Municipal de Saúde providenciem a organização do município para implantação da Lei Nº 10673 (de 17/01/2018) referente ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-MT)

Na Justificativa o parlamentar esclareceu: “A nova lei do Susaf visa simplificar a comercialização de produtos da agricultura familiar em todo o Estado, desejo antigo dos produtores familiares. Antes, os agricultores familiares que produzem queijos artesanais, legumes em conserva, frangos caipira, mel, rapadura, por exemplo, não podiam vender para o mercado formal por falta da certificação emitida pelo poder público”, replicou Walney frase pronunciada por vários outros agricultores e defensores da lei do Susaf.

Com a nova lei, o agricultor familiar abandona o mercado informal e garante a procedência e a qualidade sanitária para melhor atender a sociedade.

Para que a indicação do vereador dê resultado precisa do emprenho da prefeitura municipal, por isso a indicação foi encaminhada para o prefeito Atail Amaral, o secretário de desenvolvimento agropecuário, Guido Maria da Silva e a secretária de saúde Ilma Figueiredo, com cópia para o departamento de vigilância sanitária.

“São essas secretarias e departamentos da prefeitura municipal que pode de fato e de direito realizar esse sonho do feirante, do pequeno produtor, do artesão e dos mestres da gastronomia popular local”, pontua Walney.

Poconé se adequando irá ampliar a comercialização dos produtos  da agroindústria familiar e de pequeno porte de origem animal e vegetal dos agricultores para  todo o Estado de Mato Grosso. Com isso Poconé terá maior importância econômica, sanitária, ambiental, com o combate a clandestinidade (trabalhista, ambiental e criminal).

“Com a livre comercialização vistoriada e autorizada atingiremos a verticalização da produção; iremos gerar mais emprego e renda; poderemos diversificar a produção existente; melhoraremos a qualidade dos atuais produtos, melhoraremos qualidade de vida do produtor e fixaremos o jovem agricultor no campo”, pontua a assessoria do Secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.

O gerenciamento do Susaf/MT está vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), que terá este mês de abril para normatizar o novo Sistema de Inspeção, por isso a prefeitura de Poconé deve se organizar rapidamente.

As inspeções serão realizadas através de parceria com os Serviços de Inspeções Municipais e das Vigilâncias Sanitárias Municipais, ou por meio de consórcio intermunicipal de desenvolvimento.