Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 12 de Dezembro de 2017, 22h21   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

SOCIEDADE ORGANIZADA AMIGOS DE POCONÉ tem apoio do Vereador Walney Rosa

PROJETO DE LEI DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A SOAP (SOCIEDADE ORGANIZADA AMIGOS DE POCONÉ).

559 visualizações
Fonte: 4° Poder
Pela iniciativa do Vereador Walney Rosa foi apresentado na Câmara dos Vereadores o Projeto de Lei que após dado ciência ao Plenário, foi encaminhado às respectivas Comissões para apreciação e avaliação. Após avaliação retorna ao plenário para votação, onde será aprovado ou reprovado pelos vereadores. Tudo indica que deve ser aprovado.
Frei Afonso em pronunciamento sobre a SOAP
Frei Afonso em pronunciamento sobre a SOAP

A Câmara Municipal de Poconé recebeu durante a recente Sessão Ordinária, membros da SOAP – “Associação da Sociedade Organizada Amigos de Poconé. Os membros da SOAP se fizeram presente tendo em vista a apresentação de projeto de lei que declara a instituição ser de Utilidade Pública Municipal.

A lei somente entrará em vigor na data de sua publicação, após aprovação da maioria dos vereadores.

Na ocasião o Presidente da Câmara, Vereador Ademir Zulli, oportunizou ao Frei Edivaldo Afonso Siscari explanar aos vereadores sobre a instituição e a necessidade da aprovação da lei.

A Indicação propondo o reconhecimento, credenciamento e habilitação da Sociedade Organizada Amigos de Poconé (SOAP) como Organização Social de Utilidade Pública Municipal, mediante projeto de Lei reconhece a importância do trabalho social desenvolvido pela referida Entidade.

A SOAP surgiu através de movimentos sociais em protestos contra a violência no município de Poconé, em maio de 2016, além disso, está presente nas ações sociais realizadas, há mais de 15 anos, em prol da “Casa da Sopa Frei Joaquim Tébar”, localizada no bairro Jurumirim. Em sua diretoria, tem como presidente, o frei Edivaldo Afonso Siscari, TOR (Terceira Ordem Regular de São Francisco).

A Entidade é sem fins lucrativos, visando abraçar, organizar, legalizar e orientar diversas ações sociais que visem a prevenção e alívio da miséria espiritual e material das pessoas que vivem em situações de risco social.

Na Casa da Sopa, a SOAP atende em média 80 crianças, de segunda a sexta-feira, com atividades escolares, disciplinas e noções de cidadania, e na Fazenda Esperança, atuará na recuperação de dependentes químicos (em processo de implantação no Casarão Cotia – Lar Nossa Senhora Abadia).

O mais recente trabalho foi a criação da Polícia Militar Mirim em Poconé, originada através de diversas parcerias dos poderes públicos, privados, e da sociedade em geral.

Atualmente, o projeto atende 60 crianças de 17 bairros de Poconé, com faixa etária entre 07 a 11 anos de idade, sendo 30 no período matutino e os outros 30 em período vespertino, na sede da A.A.B.B.(Associação Atlética Banco do Brasil).

Essas crianças devem estar matriculadas na rede de ensino, e no projeto recebem reforço escolar, com implementação de conhecimentos sobre valores morais, éticos, sociais, dentre outros, mediante aulas teóricas e momentos reflexivos. Ainda são desenvolvidas atividades de interação familiar e social, colocando os mesmos como colaboradores para formação de uma sociedade mais justa e ordeira.

Tendo como coordenadora social a senhora Lourdes Assis, a metodologia do projeto se desenvolve em parceria com a Polícia Militar de Poconé, tendo como instrutor direto o Cabo Leonardo e coordenação hierárquica o Major Hender,  buscando execução de atividades esportivas, culturais e sociais; além de identificação e acompanhamento nas famílias das crianças que apresentem algum problema de convívio familiar ou social.

O Título de Utilidade Pública facilitará o desenvolvimento de todos os trabalhos e o surgimento de outras inúmeras atividades sociais no município de Poconé.