Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 21 de Julho de 2019, 22h36   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

NO DIA DO MEIO AMBIENTE WALNEY ROSA SOLICITA MELHORIAS PARA POCONÉ E OS MUNICÍPIOS PANTANEIROS

Vereador e Deputados em defesa de Poconé e o pantanal

1331 visualizações
Por: assessoria
José Medeiros e outras autoridades recebem pedido do Vereador Walney Rosa
Vereador WALNEY e Deputado ZÉ MEDEIROS
Vereador WALNEY e Deputado ZÉ MEDEIROS
Foto de Arquivo

Neste dia 05 de junho, comemora-se o dia do meio ambiente. Porém, como comemorar sem defendê-lo?

A população poconeana e a comunidade que defendo o pantanal poderão ser contempladas com melhorias se autoridades federais, estaduais e municipais se envolverem, frente à proposta do Vereador Walney Rosa, que foi aprovado por todos os vereadores presentes na sessão ordinária do ultimo dia 04/06.

Foi solicitado ao Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; ao Senador Wellington Fagundes, aos Deputados Federais José Medeiros (Na foto com Walney) e Emanuel Pinheiro Neto, bem como ao Presidente da União Mato-grossense das Câmaras de Vereadores, Vereador Edclay Coelho, para atenderem as necessidades dos municípios pantaneiros, em especial Poconé, agendando reunião no Mato Grosso e Brasília para debater as demandas exigidas pela CARTA DE INTENÇÃO EM DEFESA DO PANTANAL E DO HOMEM PANTANEIRO, assinada pelas autoridades dos municípios pantaneiros em 2018.

São seis os pedidos direcionados ao Governo Federal:

1 - Criação de aporte financeiro específico para os municípios pantaneiros protetores do Bioma Pantanal, como forma de compensação financeira;

2 - Unificação e ou extensão da Rodovia Transpantaneira entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;

3 - Oferecer recursos ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Vale do Rio Cuiabá (ou ao futuro “Consórcio dos Municípios Pantaneiros de MT), para construção de um ou mais aterros sanitários para municípios pantaneiros.

4 - Que o Ministério de Meio Ambiente preste maiores esclarecimentos aos Municípios Pantaneiros sobre o cumprimento das metas e intenções existentes no Pacto pelo Pantanal firmado durante 8º Fórum Mundial da Água em respeito à Declaração para a Conservação, Desenvolvimento Integral e Sustentável do Pantanal (de 2018).

5 - Que haja Independência do INPP (Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal)

(Que o Ministério do Meio Ambiente e Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações intercedam junto a Presidência da Republica para que o INPP seja implantado de fato em Cuiabá (Mato Grosso) de forma independente deixando de ser subordinado a base avançada do Museu Paraense Emílio Goeldi, apesar de ter sede no campus da UFMT.

6 - Esclarecimentos aos municípios por parte do Governo Estadual e Federal sobre a adoção de gestão descentralizada para o Fundo Pantanal (previsto na lei 750).

Na justificativa o vereador Walney esclareceu, “Além de Poconé, outros municípios pantaneiros precisam de atenção especial, bem como o debate das seis solicitações apresentadas é apenas o inicio de outras demandas da região pantaneira, por isso se faz necessária a interlocução ente Ministério do Meio Ambiente, Senado e Câmara Federal e UCMMAT, junto ao Governo do Estado de Mato Grosso”, concluiu.

Outras demandas foram encaminhadas ao governo de Mato Grosso.

Para que os pedidos sejam atendidos necessita de envolvimento das autoridades citadas, a Câmara Municipal de Poconé aguarda resposta.