Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 22 de Novembro de 2017, 07h52   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

Vereador quer mais respeito para população nas agências bancárias

534 visualizações
Por: Assessoria
Em busca de melhorias para os clientes, Vereador Walney Rosa reuniu-se com os gerentes e responsáveis pelas agências financeiras (bancos, correio, lotérica e cartório)

A espera excessiva em filas de bancos é uma situação vivenciada corriqueiramente por muitas pessoas, mas nem todos os que encaram o problema na vida prática entendem como ele é regulamentado no Brasil. O tempo limite de aguardo, por exemplo, não está previsto em apenas uma “Lei da Fila de Banco”. O poder de legislar sobre o assunto é de responsabilidade das esferas estaduais e municipais, e cada localidade o trata de acordo com as próprias peculiaridades.

Em Poconé tem lei, trata-se da lei 1352 de 2005. Apesar das reclamações existirem nas redes sociais, nas bocas de caixa e nas próprias filas, ninguém durante esses 12 anos formalizou uma denúncia sequer.

Atendendo a um Requerimento proposto pelo Vereador Walney Rosa (PV) aconteceu na manhã de segunda-feira (13/11) uma reunião para discutir o cumprimento da lei das filas nas agencias financeiras da cidade.

O Requerimento solicitava esclarecimentos sobre o cumprimento da lei 1.352 e a tolerância de espera, bem como a capacidade de atendimento e aglomeração de pessoas em estabelecimentos financeiros de Poconé.

Foram convidadas agências bancárias: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Sicred; gerência da Casa Lotérica, administração do Cartório do 1º e 2º Ofício, agência dos Correios, Departamento de Tributos Municipal e Procon – Poconé. Somente representante do Sicred não compareceu.

“O objetivo foi o de discutirmos sobre a realidade das respectivas agências e similares e juntos buscarmos melhorias do atendimento ao público. Tendo em vista em alguns dias da semana, a demanda nas agências bancárias e similares, provocam desconforto ao cidadão. A Câmara dos Vereadores tem por obrigação buscar dialogo entre as concessionárias e o atendimento ao público”, declarou Walney.

A reunião foi acompanhada pelo departamento jurídico do poder legislativo.

Na reunião foi oportunizado para que cada representante opinasse sobre a realidade de sua respectiva instituição. Foi sugerido desde adequação do transito na Rua Campos Sales e desobstrução de vendedores ambulantes nas calçadas, sinalização na Rua Salvador Marques, implantação de adesivo para os veículos que transportam idosos, diferenciação no tempo de atendimento para caixa e outros atendimentos específicos como abertura de conta, entre outros assuntos que deverão ter continuidade nas discussões.

Apesar das deficiências observadas e das melhorias implantadas nos últimos anos, a advogada Jocielma Silva, a frente do Procon em Poconé, esclareceu que oficialmente nunca nenhuma pessoa foi até o Procon registrar denúncia contra qualquer agência bancária em Poconé.

Professor Bento Rondon, a frente do Departamento de Tributos Municipal, por sua vez esclareceu que estará à disposição da população para ouvi-la, quando alguém procurar a prefeitura municipal, bem como ouvir os representantes das instituições financeiras.

Consta na lei municipal que se houver denúncias, estas serão apuradas, se comprovadas, haverá cobrança de multa, e com o tempo e residência, até mesmo suspensão do alvará de funcionamento.

Ficou acordado que em menos de trinta dias, as instituições irão providenciar banner ou cartaz informando o número do departamento de tributos (setor de fiscalização) e número do PROCON, para aqueles clientes que se sintam prejudicados queiram fazer suas denúncias (como determina a lei 1.352).

Nos próximos dias cada instituição irá apresentar uma sugestão para adaptação e melhoramento da lei, que passará por avaliação e sendo Indicada por um parlamentar, votação e possivelmente aprovação do plenário da Câmara dos Vereadores.

Além do Vereador Walney Rosa o Vereador Márcio Fernandes também se fez presente na reunião.