Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 21 de Abril de 2018, 09h47   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

CONSTRUÇÃO DE GALERIA DE ÁGUA PLUVIAL NA RUA BECO DO ENSAIO RECEBERIA ENXURRADA DA RUA TIRADENTES

Vereador quer melhorias para o Bairro Cruz Preta

1048 visualizações
Por: Assessoria
Fonte: 4° Poder
Câmara propõe ao Estado e Município solução para enxurradas que prejudicam Bairro Cruz Preta

Enxurradas que correm somente por cima de ruas asfaltadas sem terem capitação e direção adequada, essa é a realidade da maioria dos projetos de engenharia de pavimentação executado nas ruas de Poconé, cidade pantaneira distante 100 quilômetros ao sul de Cuiabá, capital do estado.

A impermeabilização dos solos em áreas urbanas deve andar junto de projetos de galerias de águas pluviais. Isso porque o asfalto é rapidamente deteriorado quando as águas das chuvas correm por sobre ele cotidianamente.

Pensando nisso o Vereador Walney Rosa (PV) apresentou uma indicação que foi aprovada pelo plenário no parlamento municipal.

Uma indicação encaminhada ao Governo do Estado e ao Governo Municipal para que viabilizem parceria para construção de galeria pluvial que capture a forte e intensa vazão de água da Rua Tiradentes, no Bairro Cruz Preta.

Grande parte da água vinda dos bairros Boa Nova, parte do Centro e São Benedito dessem pela Rua Tiradentes e desembocam na Avenida Aníbal de Toledo, e não tem pra onde ir.

Para não refazer o que já está pronto, com intuito de minimizar custos, a melhor solução será a capitação através de duas bocas de lobo Múltiplas (Recomendada para pontos baixos e para sarjetas com grandes vazões).

As bocas de lobo ficariam a altura da Rua Beco do Ensaio, sendo a canalização por toda extensão da mesma rua, entre a Rua Tiradentes e Avenida Generoso Ponce.

A quadra da Rua Beco do Ensaio que receberá a galeria ainda não é asfaltada, tendo a extensão de 150 metros, o que facilitará a obra.

Na sua justificativa o Vereador defendeu:

“Salutar contornar o problema enfrentado pelos moradores do Bairro Cruz Preta e transeuntes da Avenida Aníbal de Toledo e adjacentes, ao corrigirmos o erro de projeto de engenharia na execução do asfaltamento da Rua Tiradentes, ao qual por ausência de galeria de água pluvial prejudica a população.

A construção desta galeria também evitará enchentes em áreas de acúmulo de água na Avenida Aníbal de Toledo e demais ruas abaixo, tendo em vista que organizarão a vazão da água até o corpo receptor; um córrego extemporâneo que surge somente no período de chuvas”.

 

O Vereador Walney Rosa é ex militar do Batalhão de Engenharia e Construção, com formação Técnica em geotecnia e pavimentação de estradas, pelo 9º BEC (IME - Instituto Militar de Engenharia).