CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cana-de-açúcar: tecnologia e inovação impulsionam um dos maiores setores do agro brasileiro

publicidade

Massey Ferguson apresenta soluções integradas da preparação do solo ao manejo da palha pós-colheita

O Brasil é líder mundial na produção de cana-de-açúcar com mais de 670 milhões de toneladas colhidas na safra 2024/25, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nos últimos 20 anos, entre 2004 e 2024, a área de cultivo dobrou, alcançando 10 milhões de hectares, de acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). A cultura, estratégica para a produção de açúcar, etanol e bioenergia, reforça a posição do país como referência em combustível renovável e energia limpa.

Para atender à alta demanda e manter o protagonismo global, o setor tem investido em mecanização e soluções sustentáveis no campo. A Massey Ferguson, referência no mercado de máquinas agrícolas brasileiro, apresenta um portfólio completo para a cadeia produtiva da cana. Entre os destaques, estão tratores voltados para tratos culturais, transbordo e preparo do solo; pulverizadores com sistemas que reduzem perdas de insumos e impactos ambientais; e enfardadoras capazes de transformar a palha deixada após a colheita em biomassa para geração de energia limpa.

Trator MF 8S: robusto para trabalhar com implementos maiores para o preparo do solo

Entre os modelos voltados ao setor, o MF 6700 é ideal para o campo, como cultivo e adubação. Com motor AGCO Power de quatro cilindros e gerenciamento eletrônico, reduz o risco de falhas graves e proporciona até 10% de economia de combustível.

O MF 7300 otimiza o transbordo, etapa em que a cana é transportada até aos caminhões, reduzindo a compactação do solo. Equipado com motor AGCO Power de quatro cilindros e transmissão Dyna-3 PowerShift, entrega alto torque em baixas rotações e garante até 11% de economia de combustível.

A série MF 7700 combina versatilidade e potência para o preparo do solo, plantio e operações de transbordo com cargas mais pesadas. Com motor eletrônico AGCO Power de seis cilindros, potências de 195 cv a 250 cv, piloto automático e sistema hidráulico eficiente, o modelo trabalha até 15% mais hectares por hora e apresenta 15% de economia de combustível.

Leia Também:  Pescadores não são convidados para audiência de conciliação sobre o Cota Zero no STF

Para o produtor que busca ainda mais robustez, o MF 8S é indicado para implementos de preparo do solo. Com potências de 245 cv a 305 cv, o modelo conta com o design exclusivo Protect-U, que isola a cabine do motor, reduzindo ruídos, calor e vibrações, e oferecendo maior conforto e eficiência.

Pulverização inteligente

Pulverizador MF 500R: único do mercado que permite aplicação em apenas um dos lados da barra

No manejo fitossanitário, o pulverizador MF 500R se destaca pela exclusiva barra de 24 metros dobrável, que permite a aplicação de defensivos em apenas um dos lados, possibilitando aplicações direcionadas e mais eficientes. O exclusivo sistema LiquidLogic® recupera o produto após a aplicação, reduzindo desperdícios e impactos ambientais.
Palha como fonte de bioenergia

 

Enfardadora MF 2234: fardos gigantes de até 3 metros, facilitando transporte e armazenamento

Fechando o ciclo, a enfardadora prismática MF 2234 compacta fardos gigantes de até 3 metros de comprimento, facilitando transporte e armazenamento. O equipamento oferece alta eficiência no recolhimento da palha deixada pela colheita mecanizada, ampliando o aproveitamento da biomassa para geração de energia limpa.

“Durante a colheita mecanizada, grandes volumes de palha permanecem no solo, contribuindo para a conservação da umidade e a proteção contra erosão. Parte desse material pode ser reaproveitada como fonte de energia nas próprias usinas e o excedente direcionado à rede elétrica nacional. A enfardadora MF 2234 é fundamental nesse processo, oferecendo uma solução eficaz para o aproveitamento da biomassa da cana e promovendo a geração de energia renovável”, explica Lucas Zanetti, gerente de Marketing de Produto da Massey Ferguson.

Leia Também:  Indiana SML desembarca no Brasil para revolucionar as áreas de nutrição, defensivos e biológicos

Além do uso na indústria sucroenergética, a enfardadora MF 2234 também se destaca na produção de feno em larga escala, representando uma alternativa vantajosa para pecuaristas, especialmente no Mato Grosso e nas regiões Sul do Brasil.

Sobre a Massey Ferguson

A Massey Ferguson, marca pertencente ao grupo AGCO, acumulou mais de 175 anos de experiência global na produção para a indústria agrícola. É a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores). Possui uma extensa e estabelecida rede de concessionárias no Brasil, com mais de 200 lojas. Mais: www.masseyferguson.com.br

Sobre a AGCO

A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo as líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentarem o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Para mais informações, visite o site www.agcocorp.com.

AGCO – Atendimento à Imprensa
E-mail: [email protected]

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide