CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Com auxílio de OVN, Black Hawk da FAB resgata criança na região do Pantanal após ela levar coice de cavalo

publicidade

Imagem: Força Aérea Brasileira

Uma operação conjunta entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) salvou a vida de uma criança de sete anos, vítima de um coice de cavalo, no dia 13/09, na região do Pantanal sul-mato-grossense.

A missão teve início após o CBMMS receber o pedido de socorro. A gravidade do ferimento exigia uma remoção rápida e, diante da urgência do caso, das condições geográficas da região e da aproximação da noite, foi solicitado apoio da Força Aérea Brasileira.

Imediatamente, foi mobilizado um helicóptero H-60L Black Hawk do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano –, equipado com recursos para voo noturno, a fim de realizar uma Evacuação Aeromédica (EVAM).

Enquanto aguardava socorro e sem garantias de que o resgate chegaria a tempo, a mãe da criança decidiu iniciar o deslocamento por via terrestre em direção a Corumbá (MS), em uma viagem noturna de cerca de oito horas por estradas de difícil acesso. Com o uso de Óculos de Visão Noturna (OVN, ou NVG em inglês), a tripulação da FAB localizou o veículo em que estavam, já em uma fazenda, e realizou o resgate noturno da criança durante o trajeto.

Após a estabilização médica inicial e um pouso estratégico para reabastecimento em Corumbá (MS), o helicóptero seguiu para Campo Grande (MS), onde a vítima foi encaminhada a uma unidade hospitalar especializada para receber os cuidados necessários.

Leia Também:  Ex-presidente do Itaú é alvo do MPE por megaincêndio no Pantanal de MS

A missão foi concluída com sucesso, demonstrando a eficiência da atuação conjunta entre o CBMMS e a FAB em situações críticas, sobretudo em regiões remotas como o Pantanal. A pronta resposta, a precisão da equipe e o uso de tecnologia de ponta foram determinantes para salvar a vida da criança.

Informações da Força Aérea Brasileira

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide