CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Corte usado por Miley Cyrus e Lady Gaga no Grammy é parte da cultura Boe Bororo, de MT, há milênios

publicidade

tendência capilar

Da Redação OD – Bruna Barbosa

Foto: Reprodução

As cantoras Lady Gaga e Miley Cyrus chamaram atenção no Grammy 2025, que aconteceu no domingo (2), em Los Angeles, na Califórnia (EUA), por conta dos cortes de cabelo que escolheram para a premiação. Conhecido como Jelly Cut ou Hime Cut, a tendência capilar carrega inspirações indígenas e também faz parte de uma cultura milenar do povo Boe Bororo.

A influenciadora Katú Mirim viralizou no Instagram com um vídeo em que explica que os indígenas Boe Bororo, que vivem em seis terras indígenas demarcadas em Mato Grosso, adotaram o corte há muitos anos. Katú Mirim também faz parte da etnia e aparece com o corte similar ao das cantoras.

“A galera está falando que é o corte tendência de 2025. É um corte famoso, já conhecido das asiáticas, um corte moderno. É o corte que estou. Mas por que estou com esse corte já? Eu estou moderna, estou na tendência? Não, esse corte é usado pelo povo Boe Bororo , que é o meu povo, há muitos e muitos anos, milênios”.
Hime, em tradução literal, significa princesa e, de acordo com a história que cerca o corte, ele teria sido usado pela primeira vez no período Heian (entre 794 e 1184) para celebrar a fase adulta de uma mulher. Isso porque, quando a mulher completava 20 anos, era feita uma cerimônia chamada Binsogi, onde os fios em volta das orelhas eram cortados.

Leia Também:  Henry Freitas dispara e se aproxima do Top 50 com sua nova faixa "Imã de Problema"

Nos anos 70, esse corte também fez sucesso através da influência de Megumi Asaoka, cantora e atriz japonesa que ajudou a popularizar o hime cut no Japão. Para além desses fatos, esse tipo de corte é muito visto em animes e também dentro do universo de k-pop atualmente, com nomes como Rosé, do Blackpink, e Momo, integrante do grupo Twice na lista de nomes das artistas que já aderiram ao estilo.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide