Da Redação – Pedro Coutinho
Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás
O experiente jogador de 32 anos, que acumula passagens pelo Cruzeiro, Coritiba e Brusque, chega para suprir a ausência do argentino Yamil Asad, que lesionou pouco após ser contratado. Ele será apresentado oficialmente na tarde desta quinta (3), no CT Manoel Dresch.
Ainda nesta terça-feira (1), a diretoria do Goiás encaminhou a saída do atacante. Ele tem contrato com o Verdão até o fim da temporada, mas deve rescindir nos próximos dias já que não se firmou com a camisa Esmeraldina.
O Brusque, onde Edu atuou com destaque em 2020 e 2021, sendo artilheiro do Brasileirão B, seria um provável destino do jogador, mas o Dourado se adiantou e acertou a vinda dele para Mato Grosso, segundo informado pelo GE.
No Goiás desde o ano passado, ele chegou como uma esperança de gols, o que não se concretizou em 14 jogos que disputou, marcando apenas duas vezes.
Edu viveu o auge da sua carreira em 2022, atuando pelo Cruzeiro, quando disputou 48 jogos e marcou 22 gols. Após passagem pela Raposa, somou atuações no Dibba Al Fujairah (Emirados Árabes), Coritiba, Cerro Porteño e, por fim, Goiás. Agora, deve ser anunciado oficialmente pelo Dourado nos próximos dias.
Pela base, formou-se no Rio de Janeiro, passando pela Portuguesa, Botafogo, São Gonçalo, Flamengo e Boa Vista.
Com a chegada de Edu, o Dourado agora soma sua 11ª contratação. Até então, já anunciou o goleiro Arthur Bittencourt, os laterais Léo Ataíde e Sander, os zagueiros Nathan e Gui Mariano, os meias Ruan Oliveira e Lucas Eduardo, e os atacantes Yamil Asad, Pedrinho e Juan Christian. Todo o reforço será utilizado pelo técnico recém-chegado, Guto Ferreira, o “Rei dos Acessos”, na segundona, com objetivo de devolver o time à elite.
Todo reforço será necessário diante dos maus-bocados vividos pelo time desde o ano passado, quando amargou o primeiro descenso desde que subiu à elite, em 2021. Em 2025, apesar de ter feito um excelente campeonato estadual, tinha a obrigação de vencer diante do favoritismo proveniente do seu poder de estrutura e econômico – é disparado o time mais rico de Mato Grosso.
Ainda assim, após passar a fase de grupos do Mato-grossense invicto em oito jogos, com quatro vitórias e quatro empates, somada com dois triunfos na semifinal diante do Operário, caiu na finalíssima diante do caçula Primavera, de virada, nas penalidades.
Venceu a ida por 2 a 1, mas, apático jogando em casa, foi assombrado pelo Fantasma da Arena e perdeu a volta por 1 a 0 para o Gigante Roxo. Nas penalidades, foi derrotado por 4 a 2, mesmo placar que o desclassificou da Copa do Brasil diante do Porto Velho, em fevereiro, também nos pênaltis.
Agora, o Dourado se prepara para o início da competioçaõ mais importante que lhe restou no calendário de 2025: a Série B do Brasileirão, cuja estreia esta marcada para o domingo (6), às 18h, diante do Volta Redonda. O jogo será no Estádio Municipal General Raulino de Oliveira, casa do “Voltaço”.