O segundo dia foi dedicado a uma série de palestras com especialistas em sustentabilidade e arquitetura, que abordaram as oportunidades da cadeia produtiva e os avanços em rastreabilidade. “A quarta edição do evento trouxe para o centro da discussão temas fundamentais como o manejo florestal, a rastreabilidade e todos os pontos que garantem a legalidade e a sustentabilidade do setor”, destacou o presidente do Cipem, Ednei Blasius.
Durante a programação, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Sílvio Rangel, também reforçou o papel do evento para a valorização do setor produtivo. “Iniciativas como o Madeira Sustentável são fundamentais para promover a indústria florestal brasileira, conectando o setor produtivo com o mercado consumidor e mostrando que é possível gerar desenvolvimento com responsabilidade ambiental”, afirmou.
Empresários do setor produtivo também celebraram os resultados. “É uma oportunidade de networking com arquitetos, engenheiros e a indústria, ajudando o empresário de base florestal a se conectar com o consumidor final”, avaliou João Belincanta, de Sinop (MT). Já Sigfrid Kirsch, de Santa Carmen (MT), reforçou o potencial de negócios: “Participei dos dois dias e tenho certeza de que bons negócios virão a partir dos contatos estabelecidos. A organização estava impecável, assim como o perfil dos compradores”.
Entre os destaques da programação técnica esteve a palestra do arquiteto Roberto Lecomte, que falou sobre o uso da madeira nativa na arquitetura e no design. “Eventos presenciais como este são muito produtivos porque criam uma experiência nova para quem participa. O público foi bastante receptivo e interessado”, afirmou.
Com forte presença de profissionais da cadeia produtiva da madeira, o Madeira Sustentável se consolida como espaço estratégico de diálogo entre a indústria e os mercados consumidores, fomentando o uso responsável e valorizado da madeira nativa brasileira.
—