CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Fiemt, Nexa, IBRAM e Sindiminério promovem workshop sobre mineração para jornalistas em Cuiabá

publicidade

A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), a Nexa Resources, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Sindiminério promoveram, na quinta-feira (9), em Cuiabá, o Workshop Mineração para Jornalistas. O encontro reuniu profissionais da imprensa e especialistas para debater os desafios, as oportunidades e a importância estratégica da mineração no desenvolvimento do estado.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a dados inéditos sobre a atividade mineral em Mato Grosso, conheceram práticas sustentáveis do setor e participaram de uma imersão sobre minerais críticos e do futuro, insumos fundamentais para a transição energética e para diversas cadeias produtivas, como a agroindustrial e a tecnológica.

O vice-presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, ressaltou que o estado explora apenas uma fração de seu potencial mineral e que é preciso comunicar à sociedade os avanços tecnológicos e ambientais que vêm transformando o setor. “Toda vez que a gente se apresenta como minerador, parece que entra devendo alguma coisa. Mas hoje falamos de uma mineração moderna, sustentável e que transforma realidades, como o caso de Aripuanã. É hora de Mato Grosso ocupar o espaço que merece nesse setor estratégico”, disse.

Leia Também:  VÍTIMA IDOSA; Homem é preso após sequestrar e ameaçar vigilante de condomínio em Cuiabá

O diretor de Assuntos Minerários do IBRAM, Júlio Nery, apresentou um panorama da mineração brasileira, destacando que Mato Grosso deve receber investimentos de mais de US$ 1,3 bilhão no setor nos próximos cinco anos. “Promover essa capacitação para jornalistas mato-grossenses é essencial para desmistificar a mineração e mostrar seu papel fundamental na vida das pessoas e no desenvolvimento social e econômico do estado”, destacou.

Representando a Nexa, uma das organizadoras do evento, o consultor de comunicação externa Bruno Carrilho apresentou o case da unidade de Aripuanã, um exemplo prático de mineração moderna e sustentável em Mato Grosso. Ele reforçou que a proximidade com a imprensa é fundamental para desmistificar o setor e apresentar os fatos que pautam a atividade.

“Para a Nexa, o diálogo transparente é um pilar da mineração que praticamos. Este workshop é uma oportunidade valiosa para estarmos próximos da imprensa, mostrando na prática, com o exemplo de Aripuanã, como a atividade mineral pode e deve gerar desenvolvimento sustentável, com tecnologia e responsabilidade socioambiental. Os jornalistas são aliados essenciais para que a sociedade conheça a mineração do presente e do futuro”, finalizou Carrilho.

Leia Também:  Pesquisa aponta Thiago liderando em Rondonópolis com 37,3%; Sachetti, Paisagista e Paulo José atrás

O presidente em exercício do Sindiminério, Flávio Gomes, também esteve presente no evento, que contou com a participação de jornalistas de tv, rádio e sites da capital, além de assessores de imprensa e estudantes.

Fotos do evento: https://flic.kr/s/aHBqjCwV4C

créditos: Davi Tavares/ Sistema Fiemt

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide