CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Mutirão da Defensoria na Cadeia de Paranatinga revela que 81% dos reeducandos são provisórios

publicidade

Levantamento apontou que 78% são pretos ou pardos e apenas 23% dos encarcerados concluíram o ensino médio

Por Alexandre GuimarãesArquivo/DPEMT

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) realizou o segundo mutirão na Cadeia Pública Eder Pereira, em Paranatinga (377 km de Cuiabá), com a revisão de todos os processos das 67 pessoas privadas de liberdade, sendo que 54 (81%) são presos provisórios.

Conduzido pelo defensor público André Barbosa e pela sua equipe nos dias 26 e 27 de agosto, o levantamento reforçou o perfil criminológico do primeiro mutirão, realizado em maio do ano passado, apontando que a maior parte dos reeducandos tem pouca escolaridade, baixa renda, é preta ou parda e necessita da assistência jurídica gratuita da Defensoria.

Os dados que mais chamaram a atenção do defensor foram relacionados ao número de presos provisórios (81%; apenas 19% definitivos) e à baixa escolaridade.

Apesar de existir um projeto de estudo na unidade prisional, 46% da população carcerária sequer possuem o ensino fundamental completo, 31% não terminaram o ensino médio, e apenas 23% concluíram o ensino médio.

Leia Também:  TURISMO REGIONAL FIT Pantanal 2025 será realizada nos dias 5 a 8 de junho, em Cuiabá (MT)

“Pelo segundo ano consecutivo, os dados revelam o quão baixa é a renda e a escolaridade da população detida no sistema penal, bem como demonstram um excesso de presos provisórios, aguardando a instrução de processos de baixa complexidade técnica. A pesquisa é um espelho do sistema carcerário mato-grossense e de como essas pessoas são estigmatizadas pelo sistema penal vigente”, ressaltou o defensor.

image.jpeg

Ainda de acordo com levantamento, grande parte dos reeducandos (51%) é atendida pela Defensoria Pública, 46% por advogados, e apenas 3% por advogados indicados pelo Estado (dativos).

A maioria (52%) declarou ter renda de até dois salários mínimos, 39% disseram que a renda era de dois a cinco salários, 6% afirmaram que era acima de cinco, e 3% informaram não ter renda alguma. Já quanto à cor ou raça, 67% se identificam como pardos, 22% como brancos, e 11% pretos.

Em relação à faixa etária, 78% dos reeducandos têm de 21 a 49 anos, 10% estão na faixa dos 50 a 69 anos, 10% são menores de 21 anos, e apenas 2% possuem 70 anos ou mais.

Leia Também:  Carreta colide em poste em Várzea Grande e deixa bairro sem energia suspeito fugiu do local

Barbosa acredita que o objetivo do mutirão foi atingido – revisar todos os processos, inclusive dos presos que não são acompanhados pela Defensoria, e levantar o perfil socioeconômico dos detidos.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide