CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Podas preventivas evitam acidentes e garantem segurança na rede elétrica

publicidade

Trabalho conjunto entre prefeituras, concessionária de energia e população é essencial para reduzir riscos de quedas de energia e acidentes graves

A temporada de chuvas acende um alerta importante em Mato Grosso que costuma sofrer com fortes temporais durante a primavera e verão: a necessidade de podas preventivas de árvores perto da rede elétrica. Quando realizadas de forma planejada e responsável, os cortes de galhos são fundamentais para evitar acidentes e garantir a continuidade do fornecimento de energia e a segurança da população.

Temporais e ventos fortes podem causar quedas de galhos e árvores sobre a fiação elétrica, resultando em interrupções no fornecimento e riscos à segurança.

“A prevenção é essencial e muito importante. A execução das podas segue critérios técnicos e legais. Em alguns casos, pode ocorrer curto-circuito, rompimentos dos cabos e até energizar a árvore o que aumenta o risco de acidentes. Por isso a importância de manutenção constante”, disse Adativo Ferreira Júnior, coordenador de manutenção da Energisa MT.

A concessionária realiza podas preventivas quando os galhos estão próximos a fios, além de remover árvores que possam atingir a rede em uma faixa de sete metros e meio de cada lado da estrutura elétrica. Os galhos cortados são recolhidos, triturados e destinado para empresas especializadas em tratamento de resíduos, que podem ser utilizados na cobertura do solo, canteiros, paisagismo e compostagem.

Leia Também:  LUCAS DO RIO VERDE Veja vídeo - Temporal alaga ruas de Lucas e assusta moradores

Até setembro de 2025, a concessionária de energia já realizou quase 128 mil podas preventivas em todo o estado, garantindo mais segurança para a comunidade.

Quem é responsável pela poda?

Em espaços públicos, a poda deve ser feita pela prefeitura municipal. Em áreas privadas, os proprietários e responsáveis devem buscar um especialista para esse tipo de atividade.

A população tem papel fundamental na prevenção. Ao observar galhos encostando em fios, árvores com raízes expostas ou inclinadas etc., os moradores devem acionar imediatamente a prefeitura ou a concessionária de energia.

“Quando todos atuam juntos, cada um fazendo sua parte, evitamos situações de risco e que possam ocasionar prejuízos na rede elétrica e acidentes, garantindo um ambiente mais seguro para os moradores”, completou Adativo.

Escolha correta no plantio

Em Cuiabá, existe o Decreto Municipal n. 5.144/2012 que orienta o plantio de algumas espécies. Dentre elas estão: ipês, angicos, aroeiras salsas, pequis, pau brasil, munguba, jambu roxo da Amazônia, guanandis e barbatimão, goiaba, caju, amora e jabuticaba.

Leia Também:  Alunos da Una iniciam atendimento psicológico a pacientes com câncer em Jataí

Confira dicas para o plantio em todo estado:

– Avaliar se a espécie é a correta para o local, considerando a altura e o raio de copa que ela poderá atingir na fase adulta.

 – Não plantar árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas;

 – Planejar o plantio em calçadas, sob a rede elétrica, respeitando os limites de árvores de pequeno porte com altura máxima de 4m;

 – Na área rural, respeitar a faixa de servidão da rede elétrica, devendo ter uma distância mínima de segurança de 10 metros em relação ao traçado da rede.

Em caso de acidente, cabos partidos ou interrupção de energia, entre em contato com os canais da Energisa. São eles:

WhatsApp (Gisa): (65) 99999-7974

Aplicativo Energisa On

Site:energisa.com.br  

Call Center: 0800 646 4196

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide