Iniciativas estratégicas da região foram anunciadas nesta quarta-feira (8/10). Projetos contemplados da região disputarão premiação nacional, reconhecida como o ‘Oscar da Inovação’
A Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação –, anunciou nesta quarta-feira (8/10), em cerimônia em Brasília, os vencedores da etapa Centro-Oeste do seu Prêmio de Inovação, a mais importante premiação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está de volta após uma década. Os vencedores do Centro-Oeste irão concorrer ao prêmio nacional de cada categoria, a ser realizado no Palácio do Planalto, na capital federal, em dezembro.
O reconhecimento destacou projetos em sete categorias, além de iniciativas, em cada região, lideradas por mulheres ou com participação majoritária feminina, para promover maior diversidade e inclusão.
‘Essas iniciativas mostram que a inovação floresce também nas fazendas, nos laboratórios, nas universidades e nos parques tecnológicos que impulsionam o futuro do Brasil a partir daqui. E o Centro-Oeste tem mostrado, com força e originalidade, que o Brasil é capaz de inovar a partir de suas próprias potencialidades regionais’, disse o presidente da Finep, Luiz Antonio Elias.
O Centro-Oeste é um polo estratégico de negócios de inovação para a Finep. Entre 2023 e 2025, a agência investiu mais de R$ 2,3 bilhões em mais de 300 projetos contratados na região. O volume de recursos é quatro vezes superior ao que tinha sido investido entre 2019 e 2022, o que reflete a importância da região neste momento de retomada dos investimentos de forma consistente em todo o Brasil.
Entre cerca de 3 mil projetos financiados pela Finep, contratados em 2023 e 2024, um total de 115, das cinco regiões do país, foram incluídos na disputa do Prêmio Finep de Inovação.
‘Nosso governo recompôs integralmente os recursos do FNDCT, a Finep e a secretaria executiva do fundo, e temos alcançado, ano após ano, recordes sucessivos no apoio à inovação, ao desenvolvimento científico e tecnológico nacional’, afirmou Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação,
A cerimônia de premiação da etapa Centro-Oeste do Prêmio Finep de Inovação contou com a participação do secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Fernandes, e do presidente do CNPQ, Ricardo Galvão, dentre outras autoridades.
Os vencedores das demais regiões serão anunciados, até novembro, em etapas que acontecerão em Florianópolis (etapa Sul) e Recife (etapa Nordeste). As primeiras disputas foram realizadas no Rio de Janeiro (etapa Sudeste) e em Manaus (etapa Norte), em setembro.
O Prêmio Finep de Inovação tem o objetivo de dar visibilidade a experiências inovadoras em todas as regiões do Brasil, reforçando o compromisso do Governo Federal em estimular o desenvolvimento científico e tecnológico em iniciativas que conectam a pesquisa com benefícios para o setor produtivo.
Confira abaixo os vencedores da etapa Centro-Oeste:
- Categoria: Cadeias Agroindustriais Sustentáveis
Título do projeto: Soluções tecnológicas para o aproveitamento integral do babaçu e pequi
Empresa/instituição: Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos
Descritivo do projeto: O projeto transforma o babaçu e o pequi em bioinsumos inovadores para as indústrias alimentícia e cosmética, reduzindo o desperdício de 70% para quase zero. Serão desenvolvidos produtos como óleos, esferas esfoliantes, pectina e alimentos plant-based, em um modelo de bioeconomia circular. A iniciativa fortalece comunidades extrativistas e agricultores familiares, valoriza saberes tradicionais, promove renda e contribui para a descarbonização da cadeia produtiva.
Demanda: Chamada Pública CT-Agro – Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia: fomento à ICT – 01/2022
UF: GO
- Categoria: Complexo Econômico Industrial da Saúde
Título do Projeto:Cell4vision: plataforma biológica de células tronco em nanoscaffolds biomiméticos para tratamentos regenerativos em oftalmologia
Empresa/Instituição: Universidade Federal de Goiás
Descritivo do projeto: O projeto propõe uma terapia celular acessível para doenças da córnea e retina, unindo células-tronco, bioimpressão 3D e nanobiomateriais. A iniciativa visa tornar viável a incorporação dessas terapias no SUS, reduzindo custos em relação a tratamentos internacionais e ampliando o acesso da população a tratamentos de ponta.
Demanda: Mais Inovação Brasil – Saúde – Convênio
UF: GO
- Categoria: Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade
Título do Projeto: Reconhecimento de bovinos através de imagens
Empresa/Instituição: Kerow Soluções em Precisão
Descritivo do projeto: O KEROWId é uma solução digital pioneira para a pecuária brasileira, que usa inteligência artificial e visão computacional para identificar e rastrear bovinos de forma automática, não invasiva e altamente confiável. Com abordagens por silhueta corporal, espelho nasal e reconhecimento facial, a tecnologia garante conformidade com a legislação nacional (PNIB), melhora a produtividade e o bem-estar animal. O sistema funciona com câmeras de baixo custo e fácil instalação, sendo adaptável a diferentes raças e biotipos.
Demanda: Centelha II
UF: MS
- Categoria: Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Seguranças Energéticas
Título do Projeto: Película fotoluminescente para incremento de eficiência energética em módulos fotovoltaicos
Empresa/Instituição: ANEXO ENERGIA
Descritivo do projeto: O projeto busca incrementar a eficiência de conversão de energia em painéis solares fotovoltaicos através da aplicação de películas poliméricas fotoluminescentes dopadas com terras raras.
Demanda: MCTI/Finep – Inovações Radicais Setor Elétrico
UF: GO
- Categoria: Deep Tech
Título do Projeto: Pantabio – Primeiro biopesticida a base de Trichoderma do Pantanal
Empresa/Instituição: Pantabio / Tiago Calves Nunes
Descritivo do projeto: A Pantabio desenvolve bioinsumos microbiológicos a partir de microrganismos nativos do Pantanal, com destaque para cepas de Trichoderma altamente resilientes às condições tropicais extremas. A solução promove regeneração de solos, controle biológico e ganhos expressivos de produtividade
Demanda: Centelha II
UF: MS
- Categoria: Ambiente de Inovação
Título do Projeto: Consolidação e modernização das instalações do Laboratório IFMaker
Empresa/Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
Descritivo do projeto: O projeto moderniza o Laboratório IFMaker do IF Goiano, espaço de inovação e prototipagem multidisciplinar, com estações de eletrônica, impressão 3D, robótica, drones e realidade aumentada/virtual. A iniciativa fortalece a cultura maker, promove aprendizado prático (“learning by doing”) e estimula pesquisa aplicada ao agronegócio.
Valor financiado: R$ 1.990.832,02
Demanda: Programa de Laboratórios Abertos de Prototipagem e Espaços de Trabalho Compartilhado
UF: GO
- Categoria: Infraestrutura de P&D em ICTs
Título do Projeto: Fortalecimento da infraestrutura dos Laboratórios de Agricultura Digital (LADI) e de Purificação de Proteínas e suas Funções Biológicas (LPPFB)
Empresa/Instituição: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Descritivo do projeto: O projeto fortalece os laboratórios da UFMS para impulsionar pesquisas em biofortificação de alimentos e desenvolvimento de bioprodutos inovadores. A iniciativa busca enfrentar a desnutrição global, melhorar a qualidade nutricional de grãos e tornar plantas mais resistentes às mudanças climáticas. Com novos equipamentos e integração multiusuária, o projeto amplia a capacidade científica da universidade, conecta-se aos ODS e promove impactos diretos na saúde, agricultura e sustentabilidade.
Demanda:
UF: MS
- Destaque Especial: melhor projeto coordenado por mulher(es).
Coordenadora: Maria Ligia Rodrigues Macedo
Pesquisadoras envolvidas: 27 pesquisadoras mulheres envolvidas no projeto
1) Ana Cristina Jacobowski; 2) Ana Paula de Araújo Boleti; 3) Camila de Oliveira Gutierrez; 4) Claudiane Vilharroel Almeida; 5) Eduarda Thiburcio do Nascimento Reis; 6) Layza Sá Rocha; 7) Maria Beatriz Pereira; 8) Maria Carolina Bezerra di Medeiros Leal; 9) Patrícia Maria Guedes Paiva; 10) Cínthia Betim Baú Cazarin; 11) Elisvânia Freitas dos Santos; 12) Juliana Rodrigues Donadon; 13) Layssa Aline Okamura; 14) Lethícia Barbosa Costa; 15) Letícia do Vale Rigo; 16) Leticia Souza Lima; 17) Lilian Regina Barros Mariutti; 18) Luiza da Conceição Lopes; 19) Raquel Pires Campos; 20) Desiree Soares da Silva; 21) Kristiane Fanti Del Pino Santos; 22) Larissa Lorrayne Alves da Silva; 23) Lilian Regina Barros Mariutti; 24) Luiza da Conceição Lopes; 25) Mariana Torquato Quezado de Magalhães; 26) Vitoria Figueiredo Silva; 27) Yasmin Lany Ventura Said
Título do Projeto: Facility do Cerrado-Pantanal a bioprodutos foodtech
Empresa/Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Descritivo do projeto: A UFMS está criando a primeira plataforma nacional aberta de proteínas e peptídeos com aplicações biotecnológicas. Além de ser uma biblioteca científica para pesquisadores e empresas, a iniciativa impulsionará o desenvolvimento de bioprodutos funcionais, fármacos, cosméticos sustentáveis e bioplásticos. Com impacto direto na bioeconomia regional, o projeto gera empregos, fortalece cadeias produtivas e integra ciência, indústria e comunidades tradicionais.
COMENTE ABAIXO: