Prefeitura e GEMTE assinam pacto que prevê diagnóstico, metas e ações concretas para transformar a realidade educacional do município
Com o objetivo de estruturar e implementar um planejamento estratégico de longo prazo para a melhoria da educação pública, a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, assinou no dia 15 de setembro o Acordo de Gestão da Educação com o GEMTE – Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução.
O pacto prevê metas claras, indicadores de desempenho e ações concretas a serem acompanhadas ao longo de 10 anos, com foco em assegurar qualidade e equidade no ensino, inclusão e valorização dos profissionais, uso estratégico da tecnologia, melhoria da infraestrutura escolar e uma gestão orientada para resultados.
A solenidade foi realizada no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Cláudio Ferreira, do secretário de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Carlos Júnior, do diretor-executivo do GEMTE, Guilherme Alves, além de representantes da pasta da Educação.
O prefeito Cláudio Ferreira destacou que a iniciativa busca alinhar o desenvolvimento econômico e social da cidade. “Rondonópolis tem um descompasso entre o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento educacional e isso precisa ser mudado. Este é um momento que marca profundamente a história da cidade na educação, colocando-nos entre os melhores do Brasil”, afirmou.
O secretário Carlos Júnior ressaltou que o acordo representa um compromisso de longo prazo. “Assinar o acordo com o GEMTE mostra que pensamos em políticas públicas educacionais voltadas para um plano de estado e não apenas de gestão. É um plano para ser implementado e desenvolvido ao longo de 10 anos, com diagnóstico e metas claras para realmente transformar a educação do município”, destacou.
A atuação do GEMTE em Rondonópolis começou em maio, com o levantamento de dados e a elaboração de um diagnóstico sobre a educação municipal. Essa primeira etapa já foi concluída, e os projetos começam agora a ser implementados, com previsão de finalização até dezembro de 2026, quando os primeiros resultados devem ser apresentados.
O diretor-executivo do GEMTE, Guilherme Alves, explicou que a proposta é criar políticas públicas duradouras. “Hoje estamos atuando juntamente com oito municípios em Mato Grosso, com apoio na construção de políticas públicas que possam transformar a educação no Estado. A intenção é criar políticas públicas de estado”, disse.
Ele explicou que o acordo de gestão representa uma mudança de cultura administrativa, promovendo planejamento, monitoramento e avaliação contínua.
Para a Prefeitura, o evento simbolizou a formalização de um pacto pela educação local, capaz de alinhar atores locais em torno de objetivos comuns e iniciar uma nova jornada de transformação no ensino municipal.
Sobre o GEMTE
O GEMTE é uma organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atua para fortalecer a educação pública em Mato Grosso. Seu objetivo é apoiar a melhoria da aprendizagem dos estudantes por meio da promoção de uma gestão estratégica, orientada por resultados e comprometida com a equidade. O Programa desenvolve e implementa soluções estratégicas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e com os municípios de Mato Grosso, contribuindo para que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade.