CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

RESPONSABILIDADE SOCIAL ‘Senac Integra’ recebe ‘Selo Resgata’ da Secretaria Nacional de Políticas Penais

publicidade

Selo reconhece as organizações que empregam pessoas em privação de liberdade e assumem postura socialmente responsável em relação à segurança pública e justiça social
A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por meio da Diretoria de Políticas Penitenciárias, concedeu ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) o ‘Selo Resgata’ pelo desenvolvimento do ‘Senac Integra’.
O programa, lançado em agosto do ano passado, é considerado inédito no país por oferecer às pessoas em privação de liberdade trabalho digno, remuneração justa, apoio familiar e cursos profissionalizantes gratuitos em segmentos do comércio de bens, serviços e turismo.
O ‘Senac Integra’ é uma realização do Sistema Comércio de Mato Grosso, por meio do Senac-MT, em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ-MT), via Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF-MT), Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), e Governo do Estado, a partir da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) e Fundação Nova Chance (Funac).
“Esse reconhecimento valoriza nossa iniciativa de empregabilidade, qualificação para o trabalho, inclusão profissional e social de pessoas em privação de liberdade, além de reforçar nosso compromisso com uma postura socialmente responsável e proativa frente à segurança pública e justiça social. Quanto mais pessoas em privação de liberdade inserirmos no mercado formal, menores serão os índices de reincidência”, analisa José Wenceslau de Souza Júnior, empresário e presidente do Sistema Comércio do estado.
Atualmente, participam do ‘Senac Integra’ homens e mulheres do Centro de Ressocialização Industrial ‘Ahmenon Lemos Dantas’, localizado em Várzea Grande, e da Penitenciária Feminina ‘Ana Maria do Couto May’, situada em Cuiabá, respectivamente.
De segunda a sexta-feira, eles são levados das unidades penais à região central da capital, onde trabalham em atividades relacionadas à construção civil, serviços gerais e de limpeza em uma obra do Senac.
A equipe foi dividida em duas turmas, que chamaremos aqui de ‘A’ e ‘B’. A dinâmica se dá da seguinte maneira: em uma semana a turma ‘A’ trabalha três dias e estuda dois, enquanto a turma ‘B’ trabalha dois dias e estuda três.
Na semana seguinte, elas invertem as quantidades de dias para trabalho e estudo, equilibrando as cargas horárias laborais e educacionais. No momento, o Senac-MT oferta os cursos gratuitos de ‘Assistente Administrativo’ e ‘Informática Básica’.
No total, eles cumprem 40 horas semanais divididas entre estudo e trabalho, tudo no mesmo local, com infraestrutura e equipamentos adequados, bem como instrutores altamente qualificados.
Pelo trabalho executado, cada pessoa privada de liberdade recebe um salário-mínimo vigente e um auxílio-alimentação é repassado às famílias.
“Além dos pilares de educação e qualificação, trabalho e transformação social, tivemos a preocupação de inserir o apoio familiar, pois as famílias cumprem um papel importante no processo de ressocialização e não-reincidência. O auxílio-alimentação disponibilizado mensalmente auxilia na manutenção dos lares e incentiva a participação no programa de inserção social”, observa Edson Dahmer, diretor regional do Senac-MT.
‘Selo Resgata’
A política de concessão do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal – ‘Selo Resgata’ – é voltada para incentivar, estimular e reconhecer as organizações que empregam pessoas em privação de liberdade no regime fechado, semiaberto e aberto, ou que estejam sob monitoração eletrônica, em medidas alternativas à prisão, pessoas em medidas de segurança e egressas do sistema penal.
Além disso, a concessão do selo é um impulso às práticas de responsabilidade social e sustentabilidade às organizações que se propõem a assumir uma postura socialmente responsável em relação à segurança pública e justiça social.
Segundo a Senappen, “desde a sua institucionalização, em 2017, a concessão do ‘Selo Resgata’ alcança um número cada vez maior de organizações engajadas na reintegração social de pessoas em processo de cumprimento de pena ou recém libertas, promovendo a corresponsabilidade na agenda de prevenção à criminalidade”, informou a Secretaria.
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Comércio de Mato Grosso)
Contato: Maicon Oliveira
Leia Também:  Distrito Federal tem maior valor médio de benefício alimentação em dezembro de 2025

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade