CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Atvos reforça compromisso com desenvolvimento profissional de mulheres no setor sucroenergético em Mato Grosso

publicidade

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, empresa destaca histórias de profissionais que inspiram o protagonismo feminino

Marina José – Crédito Atvos

Mato Grosso, março de 2025 – O agronegócio, apesar de historicamente ter predominância de homens, tem visto um aumento gradual da presença feminina em diversas áreas. E, a Atvos, uma das líderes na transição da matriz energética e uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, tem contribuído cada vez mais para criar um setor em que as mulheres possam desenvolver de forma estruturada suas trajetórias profissionais. Por meio do programa MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem, por exemplo, a companhia oferece cursos gratuitos para mulheres no Centro-Oeste e Sudeste, onde estão localizadas suas oito unidades agroindustriais.

Com foco na empregabilidade para transformar vidas por meio da educação, o MOVA oferece capacitações para diferentes áreas, como operação de tratores e colhedoras, além de qualificações administrativas, incluindo assistente administrativo e almoxarife para turmas de jovens aprendizes PcDs. De janeiro de 2023 a dezembro de 2024, o MOVA já realizou 135 treinamentos, em que dos mais de 2,5 mil participantes, mais de 60% foram mulheres.

O compromisso da Atvos com a inclusão feminina já rendeu reconhecimentos importantes. Em Mato Grosso do Sul, todas as três unidades agroindustriais da companhia, localizadas em Costa Rica (Unidade Costa Rica), Nova Alvorada do Sul (Unidade Santa Luzia) e Rio Brilhante (Unidade Eldorado) receberam o selo “Empresa Amiga da Mulher 2024” concedido pelo governo estadual. A chancela é um reflexo das práticas inovadoras e dos programas educativos que promovem a equidade de gênero no ambiente corporativo.

Leia Também:  Agtech amplia atuação no Brasil junto aos agricultores

E, para evidenciar o protagonismo feminismo no setor sucroenergético ao longo do mês da mulher, a Atvos destaca abaixo a história de uma profissional que alcançou, na empresa, a oportunidade de desenvolver a carreiras e transformar não somente a sua vida, mas também de sua família.

Para Marina Teixeira, a determinação foi peça fundamental para concluir os estudos e conciliar com a maternidade solo de quatro filhos. “Amo minha função e procuro sempre fazer o melhor todos os dias. Aprendi e continuo aprendendo muitas coisas novas. Para as mulheres que têm medo de entrar no agronegócio, aconselho a entrar, sim. É muito boa essa sensação de crescimento profissional e de exercer o mesmo serviço que um homem faria”, comemora a assistente administrativo da área de Logística, na central de monitoramento da Unidade Alto Taquari, localizada no município homônimo de Mato Grosso.

Sobre a Atvos

A Atvos é uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, e também produz açúcar VHP e energia elétrica limpa e sustentável por meio da biomassa da cana-de-açúcar. A partir desta matéria-prima, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3,3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar mais de 60 milhões de carros compactos; 750 mil toneladas de açúcar VHP, volume capaz de adoçar as vidas de milhões de famílias após refinado; além de cogerar aproximadamente 4,2 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de mais de 20 milhões de pessoas. Possui cerca de 10 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas oito unidades agroindustriais.

Leia Também:  INSS confirma: pescadores podem receber Repesca e Seguro Defeso sem prejuízo a aposentadorias

Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua. Mais informações clique aqui.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide