CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Comerciantes mantêm melhora na confiança, mas abaixo do nível de 2024

publicidade

Após registrar uma pontuação que refletia maior pessimismo, os comerciantes de Cuiabá voltaram a apresentar melhora no nível de confiança no setor. Pelo terceiro mês consecutivo, a pesquisa que mede a Confiança do Empresário do Comércio (Icec) apresentou crescimento, alcançando 104,1 pontos em junho. Apesar do avanço — 2,1% superior ao mês anterior — o índice ainda está abaixo dos 106,6 pontos registrados no mesmo período do ano passado.

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, fatores econômicos continuam dificultando uma recuperação mais sólida. “Apesar da melhora no Índice em Cuiabá, com aumento nos investimentos e nas contratações, as baixas expectativas em relação às condições atuais da economia nacional podem estar interferindo nas decisões dos empresários, o que explica a redução da pontuação em comparação a 2024”, avaliou.

De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), os subíndices com maior variação positiva foram o Indicador de Contratação de Funcionários (6,4%), a Expectativa da Economia Brasileira (4,1%) e o Nível de Investimento das Empresas (4,1%). A Situação Atual dos Estoques foi o único subíndice com recuo no mês, com queda de 2,2%.

Leia Também:  Mais um fator de atenção: Tarifaço de 25% pressiona real e pode encarecer ouro no Brasil

Em relação às Condições Atuais da Economia Brasileira, 81,2% dos entrevistados perceberam piora: 35,2% consideraram a piora leve e 46%, mais acentuada. Apenas 18,8% notaram melhora — sendo 14,4% leve e 4,4% significativa.

Já sobre a situação atual das próprias empresas, 54,2% dos empresários apontaram melhora, com 38,1% indicando melhora leve e 16,1%, significativa. Outros 45,9% relataram piora, sendo 27,9% leve e 18% acentuada.

No que se refere às expectativas para os próprios negócios, 80,8% dos entrevistados esperam alguma melhora, enquanto 19,2% projetam uma piora. Quanto ao setor como um todo, 72,9% acreditam em melhorias futuras e 27,1% demonstram pessimismo.

Para Wenceslau Júnior, esse cenário inspira cautela. “De forma geral, foram observadas melhorias em diversos aspectos, ainda que de forma menos intensa. Contudo, isso serve de alerta para a sensibilidade das expectativas dos empresários, que tendem a optar pela cautela diante de um cenário de incertezas”.

No âmbito nacional, o índice voltou a ultrapassar a marca dos 100 pontos, atingindo 102,2 em junho — alta de 1,4% em relação aos 100,8 registrados em maio. Ainda assim, a pontuação está 3,7% abaixo do registrado em junho de 2024, quando o índice era de 106,1 pontos.

Leia Também:  Decoração em crochê é tema de oficina promovida pelo Sesc Alta Floresta

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido pelo empresário Wenceslau Júnior (Verdão). A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade