CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CULTURA: Escola de Viola de Cocho para mulheres é lançada em Poconé

publicidade

Financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, sendo uma iniciativa cultural apoiada pelo governo federal, por meio do governo de Mato Grosso pela Secretaria de Cultura do Estado, a “ESCOLA DE VIOLA DE COCHO PARA MULHERES E CAPACITAÇÃO PARA TOCADORES DE INSTRUMENTOS DE SIRIRI”, convidou 10 grupos de siriri de Poconé, para que apresentem 10 mulheres com intenção de aprender a tocar viola de cocho. Além das 10 mulheres, mais 2 representantes de cada grupo participam de capacitação para tocar ganzá e mocho, totalizando 30 alunos bolsistas participando do projeto.

O projeto realizou sua conferência de lançamento na última sexta-feira, 10 de outubro, as 20 horas, no plenário da câmara municipal dos vereadores de Poconé.

Segundo a produtora cultural Josenira Fernandes, proponente do projeto; “serão capacitados 3 representantes de cada grupo de siriri, sendo que essas 30 pessoas recebem um valor simbólico como “bolsa cultural” (ajuda de custo) para participar das aulas oficinas de música”, esclareceu, afirmando que a proposta visa incluir ainda mais as mulheres na preservação da cultura de Mato Grosso.

Leia Também:  CORTE: podcast Conversa ao pé do cajueiro entrevista Walney Rosa 26 de junho de 2024

Durante a cerimônia foram doados aos grupos de siriri um conjunto de instrumentos musicais: uma viola, um ganzá e um mocho (com baquetas), para que cada aluno aprenda em seu respectivo instrumento.

O projeto movimenta economicamente a área cultural da cidade, sendo contratados instrutores/oficineiros, que são os artesãos da viola e os tocadores da viola, os cururueiros de Poconé. Produtores culturais, artistas e dançarinos fazem parte da equipe técnica do projeto.

Considerando que não é um projeto voltado a dança, ao final cada grupo dos três alunos bolsistas, irão se apresentar para seus respectivos grupos cantando e tocando os instrumentos que compões o siriri e o cururu.

As sedes do curso são os espaços públicos dos quintais: na cidade de Poconé, no “Quintal de Dona Maninha”; no Distrito de Cangas, no “Quintal do Senhor Quitito”; no Distrito de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, no “Quintal do Senhor Juca – Zé Atanásio”.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide