CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Descartados casos suspeitos de gripe aviária em humanos no estado de Mato Grosso

publicidade

O Ministério da Saúde informa que foram descartados os dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos no município de Campinápolis, em Mato Grosso. As amostras foram analisadas por laboratório de referência, que confirmou os testes negativos nesta sexta-feira (13). Até o momento, não foi confirmado nenhum caso humano de influenza aviária no Brasil.
O risco de infecção humana é baixo e não ocorre pelo consumo de carne ou ovos, mas sim por contato direto com aves doentes ou com ambientes contaminados. Dessa forma, a medida preventiva mais eficaz é evitar o contato com aves mortas ou doentes.
O Ministério da Saúde monitora todas as pessoas que podem ter sido expostas ao vírus por contato direto com aves infectadas para acompanhamento da situação de saúde, início imediato do tratamento diante dos primeiros sintomas e vigilância preventiva de possíveis contatos. Não há registro, em todo o mundo, de transmissão da doença de uma pessoa para outra.
Para garantir uma resposta rápida a possíveis surtos, o Ministério da Saúde lançou, em dezembro de 2024, o Plano de Contingência Nacional do Setor Saúde para Influenza Aviária, que orienta a atuação da pasta, incluindo vigilância integrada, diagnóstico laboratorial, assistência e comunicação em saúde.
Além do plano, a pasta publicou também o Guia de Vigilância da Influenza Aviária em Humanos, com definições de caso e demais detalhes operacionais de toda a rotina de vigilância, desde o monitoramento de pessoas expostas até o manejo clínico de casos suspeitos e os fluxos laboratoriais adequados.
O Brasil atua em diferentes frentes para se preparar diante de um eventual risco de casos em humanos. Por meio do SUS, o Ministério da Saúde possui capacidade para a realização de exames laboratoriais, mantém estoque do medicamento oseltamivir, utilizado no tratamento dos diversos tipos de influenza e, caso necessário, dispõe de tecnologia para a produção de vacinas.
O Ministério da Saúde está em articulação com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para prestar todo o apoio necessário às ações relacionadas a possíveis casos de gripe aviária no país.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  JUNTOS PELO ARAGUAIA Governo de Mato Grosso abre credenciamento para prestação de serviços em recuperação florestal

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide