CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Desempenho Acadêmico; UFMT cai 37 posições em ranking mundial e 6 no nacional, mas segue como melhor universidade de MT

publicidade

Da Redação – Gustavo Castro

Foto: Reprodução

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apresentou queda de desempenho no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2024, passando da 38ª para a 44ª posição entre as instituições de ensino superior do Brasil. No cenário internacional, a UFMT caiu da 1.708ª para a 1.745ª colocação. Apesar disso, a universidade continua sendo a melhor instituição de ensino superior do estado de Mato Grosso.

A UFMT obteve nota geral de 72,76, distribuída nos seguintes indicadores: pesquisa (28,62), ensino (25,28), mercado (14,58), internacionalização (2,56) e inovação (1,72). A instituição possui 94 cursos e atende a 14.735 alunos em seus campi localizados em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

No ranking nacional, a Universidade de São Paulo (USP) manteve-se na liderança pelo quarto ano consecutivo, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Em Mato Grosso, além da UFMT, outras instituições públicas também foram avaliadas pelo RUF. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) figuram no ranking, mas em posições inferiores.

Leia Também:  PREVENÇÃO Unidade móvel atende 4,6 mil reeducandos e amplia combate à tuberculose em MT

A reitora da universidade, professora Marluce Silva, afirmou que os desafios enfrentados pelas instituições públicas, como cortes de verbas, impacto da pandemia e limitações estruturais, influenciam diretamente nos desempenhos avaliativos.

“Sabemos que temos muito a melhorar, mas seguimos trabalhando para manter a qualidade acadêmica e ampliar nosso impacto na sociedade mato-grossense e na ciência brasileira”, disse.

Mesmo com a oscilação nos índices, a UFMT mantém relevância regional e segue sendo referência em ensino, pesquisa e extensão no Centro-Oeste.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade