Parcerias, atendimento especializado e ações extramuros ampliam o acesso e fortalecem o cuidado aos povos Karajá, Krahô e Apinajé
|
No dia 19 de abril, data que marca o Dia dos Povos Indígenas, o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HDT-UFNT), administrado pela Rede HU Brasil, destaca seu papel como rede de apoio à saúde indígena no estado, com atuação voltada aos povos Karajá, Krahô e Apinajé. A instituição tem fortalecido o acesso ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento especializado, em articulação com a atenção básica e o Distrito Sanitário Especial Indígena Tocantins (DSEI-TO).
Com foco no cuidado integral e no respeito às especificidades culturais, o HDT vem ampliando sua presença junto às comunidades indígenas, tanto por meio do atendimento hospitalar quanto por ações extramuros. Entre as iniciativas, estão mutirões de saúde realizados em parceria com o DSEI Tocantins, que levam equipes multiprofissionais até os territórios, promovendo assistência, prevenção e educação em saúde.
De 2025 até o momento, o hospital já realizou 832 atendimentos a pacientes indígenas, entre consultas, procedimentos e cirurgias, consolidando-se como referência no cuidado a doenças tropicais e outras condições de saúde que impactam essas populações.
A chefe da Unidade de Ambulatório do HDT, Raquel Andrade, destaca o compromisso institucional com uma assistência qualificada e humanizada. “O HDT atua como um ponto de apoio essencial para a saúde indígena, garantindo acesso a serviços especializados e fortalecendo a rede de cuidado em parceria com as equipes que atuam diretamente nos territórios”, afirma.
Ela ressalta ainda a importância da escuta e do respeito às especificidades culturais no atendimento. “Nosso trabalho é pautado no acolhimento e na compreensão das particularidades de cada povo. Isso contribui para um cuidado mais efetivo, seguro e alinhado às necessidades dos pacientes indígenas”, completa.
O coordeanador do DSEI-TO, Haratumá Warasi Maurerri Javaé, também reforça a relevância da parceria. “O fortalecimento da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas passa por parcerias estratégicas como a que temos com o HDT-UVFNT. Essa articulação é fundamental para reduzir barreiras de acesso e garantir que os povos indígenas recebam atendimento integral, com resolutividade e no tempo adequado. Quando integramos a atuação do DSEI com um hospital de referência, avançamos na promoção da equidade e no cuidado qualificado às nossas populações”, afirma.
A atuação integrada entre hospital, atenção básica e lideranças indígenas tem permitido avanços no acesso à saúde e na resolutividade dos atendimentos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos povos originários.
Sobre a HU Brasil
O Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFNT) faz parte da Rede HU Brasil desde 2015. A estatal foi criada por meio da Lei nº 12.550/2011, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. Em 2026, em um reposicionamento junto à sociedade, ao mercado e instituições parceiras, passou a ter um novo nome, que carrega sua essência: HU Brasil. A estatal é responsável pela administração de 45 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação, apoiando e impulsionando suas atividades de assistência, pesquisa e inovação por meio de uma gestão de excelência.

































