CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Duelo dos Cafés; Barista mato-grossense se destaca no cenário nacional do café especial e percorre cidades com projeto

publicidade

Da Redação OD – Bruna Barbosa

Foto: Reprodução

A barista mato-grossense Deborah Veneziano, especialista em análise sensorial pela Specialty Coffee Association (SCA) e enfermeira de formação pela Unemat, tem se destacado no cenário nacional como uma das maiores propagadoras da cultura do café especial. Com especialização em Análise Sensorial pela Universidade de Santo Amaro (UNISA), Deborah tem dedicado sua carreira à educação e à valorização dos cafés de alta qualidade, incentivando a formação de novos apreciadores e o reconhecimento da força dos produtores.

Em 2024, criou e conduziu o programa Duelo dos Cafés, uma iniciativa dinâmica e inovadora que percorreu, até o momento, sete cidades do país, levando aos participantes a oportunidade de explorar as diferenças entre diversos perfis sensoriais, diferentes espécies de grãos e variações nos perfis de torra. A última etapa do programa foi realizada na Fazenda da Prata, em Águas da Prata (SP), um importante centro de cultivo de cafés especiais no interior paulista com cafés premiados.

O Duelo dos Cafés tem como objetivo promover educação sobre as nuances do café, proporcionando uma imersão sensorial que contribui para uma maior compreensão e apreciação dessa bebida que é a segunda mais consumida no mundo. “Buscamos criar uma conexão profunda entre as pessoas e o café, mostrando que ele é muito mais do que uma simples bebida. É uma arte, uma ciência, e uma cultura que envolve pessoas, processos e regiões”.

Leia Também:  Governo de MT firma termo de cooperação com outros Poderes para fomentar ações de inovação

Além de promover a educação, Veneziano também tem trabalhado para destacar a importância do produtor, reconhecendo o esforço e o trabalho árduo dos pequenos e médios produtores de diversas regiões brasileiras. Ela tem se dedicado especialmente à valorização dos cafés de solo vulcânico, que oferecem perfis sensoriais únicos devido à riqueza mineral do solo, e também dos robustas amazônicos, uma variedade que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de cafés de alta qualidade.

“A valorização é fundamental para o futuro do setor. O solo vulcânico; e os robustas da Amazônia, por exemplo, têm características sensoriais incríveis, com notas que variam de frutas tropicais a nuances de especiarias e chocolate. Esses grãos trazem uma riqueza única que precisa ser descoberta e apreciada”.

Com a missão de propagar os encantos do café especial, Deborah Veneziano abre caminho para uma nova geração de apreciadores e entusiastas dessa bebida que, além de saborosa, carrega uma história rica e cheia de tradições. A sua atuação na popularização e valorização de cafés tão diversos e complexos reflete a dedicação em promover um Brasil cada vez mais reconhecido mundialmente pela qualidade de seus cafés.

Leia Também:  RECONHECIMENTO Documentários de Mato Grosso são selecionados para a VII Mostra Sesc de Cinema
COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide