CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Fundo Ecos lança edital para apoiar projetos de gestão ambiental em Terras Indígenas

publicidade

 

Povo Awá Guajá, da TI Caru (MA), uma das áreas de abrangência do edital. Foto: Uirá Garcia

O Fundo Ecos lançou no dia 30 de setembro um novo edital voltado ao apoio de projetos para promover a gestão ambiental e territorial de Terras Indígenas nos estados do Maranhão, norte do Tocantins (Apinajé e Kraolândia) e leste do Pará (Alto Rio Guamá). O foco é fortalecer a conservação da biodiversidade e promover o bem-estar das comunidades indígenas por meio do uso sustentável dos recursos naturais.

A iniciativa, que faz parte do projeto “Aliança dos Povos Indígenas pelas Florestas da Amazônia Oriental”, é uma parceria entre o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), além das organizações indígenas: Associação Wyty Cate das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins, Coordenação das Organizações e Articulações Indígenas dos Povos do Maranhão (Coapima) e Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão (Amima). O projeto tem apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Áreas temáticas

Leia Também:  GÊNESIS RAP NAS ESCOLAS Instituto INCA leva palestra show de combate às drogas para Cáceres e Cuiabá

Os projetos devem contemplar temas como a gestão territorial e da sociobiodiversidade, restauração de áreas degradadas, segurança alimentar e atividades protagonizadas por mulheres indígenas. Além disso, é possível incorporar linhas transversais, como fortalecimento institucional e juventude e comunicação.

Financiamento

Serão disponibilizados R$ 600.000,00 para apoiar até 10 projetos, com orçamento máximo de R$ 60.000,00 por proposta. A data limite para submissão de projetos é 21 de fevereiro de 2025, e os resultados serão divulgados em abril de 2025.

Para ter acesso ao edital CLIQUE AQUI

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade