CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Inadimplência cresce em setembro, principalmente junto ao sistema financeiro

publicidade

CRÉDITO

 

Dados do SPC Brasil mostram que Mato Grosso tem mais de 1,15 milhão de pessoas inadimplentes (44,22% da população adulta)

O número de consumidores inadimplentes em Mato Grosso cresceu 0,81% de agosto para setembro de 2025, alcançando 1,153 milhão de pessoas com contas em atraso, o equivalente a 44,22% da população do estado. A principal fonte do endividamento continua sendo o sistema financeiro, que responde por 53,01% do total das dívidas. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

 

O avanço da inadimplência no estado, entretanto, está abaixo da variação média nacional e regional. Quando se compara os dados de setembro deste ano com setembro de 2024, o índice é de +7,7% de alta – abaixo do verificado tanto no Centro-Oeste (+8,16%) como no Brasil (+8,91%). Nos últimos 30 dias, houve a inclusão de 9.268 pessoas no cadastro negativo do SPC Brasil.

Em MT, 53,01% das dívidas são com o sistema financeiro

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Junior Macagnan, o momento pede atenção redobrada à organização financeira. “Saber o que entra e o que sai é o primeiro passo para combater o endividamento e recuperar o crédito”, destaca.

 

Na análise anual, o sistema financeiro não só é a principal fonte do endividamento dos mato-grossenses como mantém um ritmo de crescimento mês após mês. O número de inadimplentes com bancos e empresas de crédito aumentou 0,86% de agosto para setembro deste ano e 8,1% na comparação com setembro de 2024. Já as dívidas com o comércio caíram 1,06% no mês e 11,41% no ano.

 

“Um ponto de atenção que temos é quanto ao crédito consignado. Como a contratação está cada vez mais facilitada, nem sempre o consumidor se atenta para o quanto do seu orçamento mensal vai ser absorvido nas parcelas. E essa é uma conta feita diretamente com o sistema financeiro”, comenta o presidente da CDL Cuiabá. 

 

De acordo com o levantamento do SPC Brasil, analisado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá, o perfil médio do devedor mato-grossense é de 43,6 anos, e os homens seguem como maioria, representando 53,6% do total. A faixa etária compreendida entre 30 e 49 anos concentra 49,26% dos inadimplentes – praticamente metade das pessoas com contas em atraso no estado.

 

Em média, cada inadimplente deve R$ 5.559,17, e o valor total das dívidas somadas chega a R$ 6,412 bilhões. O estudo mostra ainda que o número médio de dívidas por pessoa é de 2,311, somando 2,665 milhões de débitos em atraso no estado. O tempo médio de inadimplência é de 2,3 anos, e 37,19% dos devedores estão com contas vencidas entre um e três anos.

CDL Cuiabá – Com 52 anos de criação, a CDL Cuiabá reúne cerca de 10 mil associados, principalmente dos setores do comércio e de serviços. O chamado setor terciário responde por cerca de 70% do produto interno bruto (PIB) de Cuiabá, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dois setores juntos geram cerca de 60% dos empregos formais da cidade, sendo os maiores empregadores da capital, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Assessoria de Imprensa – CDL Cuiabá

📲 Camila Bini – 📧  [email protected]

📲 Elaine Perassoli – 📧  [email protected]

📲 Viviane Petroli – 📧  [email protected]

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  REPRESENTATIVIDADE; Senac-MT ouve classe empresarial para formatar novos cursos e projetos

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide