Novas tecnologias trazem mais eficiência, precisão e sustentabilidade para o campo
O uso de inteligência artificial (IA) e dados geoespaciais tem se tornado essencial para modernizar e impulsionar a agricultura. À medida que novos satélites produzem dados em alta resolução, a necessidade de técnicas para analisar essas informações de forma automática e eficiente cresce cada vez mais. Essas tecnologias aceleraram a tomada de decisões e tornam o agro mais sustentável e produtivo.
Hélida Leão, coordenadora de Ciências Agrárias do Centro Universitário Una Uberlândia, destaca cinco usos da IA no campo:
1 – Monitoramento inteligente e decisões rápidas
A IA facilita o mapeamento do uso do solo e a detecção precoce de problemas nas lavouras. Com sensores fixos ou drones, os produtores monitoram variáveis climáticas e pragas em tempo real, permitindo intervenções imediatas e mais eficazes.
2 – Automação e eficiência no campo
Equipamentos autônomos, como plantadeiras e colheitadeiras, já são realidade no plantio e colheita de grãos. No entanto, culturas delicadas, como frutas, ainda apresentam desafios para a automação, embora robôs já realizem colheitas sem danificar os produtos.
3 – Irrigação e fertilização otimizadas
Sensores de campo permitem que agricultores façam a irrigação e a fertilização de forma mais precisa, evitando desperdícios. A IA é fundamental para interpretar esses dados e propor soluções quase ideais para o manejo das lavouras.
4 – Aplicação precisa de insumos
Máquinas agrícolas modernas detectam automaticamente pragas e aplicam defensivos de forma localizada, evitando o uso excessivo de produtos químicos. O desafio agora é gerar mais dados que representem todas as condições de campo, viabilizando novas tecnologias.
5 – Previsão de safras mais eficiente
Com o uso de IA, as previsões de safras integram imagens de satélite e dados climáticos, melhorando a precisão e ajudando produtores a planejar suas operações com mais eficiência.
A incorporação de IA na agricultura não apenas otimiza processos, mas também contribui para um agronegócio mais sustentável. “Essa inserção é o futuro. Em Uberlândia e região já temos grades propriedades implantando, só que é um grande investimento. As propriedades menores não têm como investir de imediato, mas não tem como fugir dessa evolução”, finaliza Hélida Leão.
Fonte: Imagem criada por IA.
Informações para a imprensa – Rede Comunicação
Amanda Franciele Silva – [email protected]

































