9º mais votado do estado, o ex-presidente da AMM percorreu as ruas de Primavera do Leste para agradecer eleitores e aponta segurança pública, saúde e redução das desigualdades como prioridades na Assembleia
Um dia depois de ser eleito deputado estadual por Mato Grosso com 51.040 votos, Léo Bortolin (MDB) trocou o descanso pelo agradecimento. Nesta segunda-feira (5), o ex-prefeito de Primavera do Leste e ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) percorreu as ruas da cidade ao lado de vereadores e lideranças, cumprimentando moradores, e adiantou as bandeiras que pretende levar à Assembleia Legislativa a partir de fevereiro: valorização das forças de segurança, fortalecimento do Hospital de Câncer de Mato Grosso e redução das desigualdades entre os municípios.
“Já faz um ano e meio que a gente está visitando o estado, os municípios. Me perguntaram se eu vou tirar uns dias de descanso. Antes do descanso, o agradecimento”, disse Léo, em entrevista ao vivo ao Jornal Cidade Agora, da TV Primavera (Record).
O deputado eleito agradeceu a todos que participaram da campanha, “desde a pessoa que estava conosco segurando a bandeira, entregando santinho”, aos vereadores, coordenadores e voluntários. Também pediu desculpas a quem ainda espera resposta. “Eu não consegui praticamente pegar no celular ainda. São milhares e milhares de mensagens, de vídeos e áudios. Na medida do possível, vou responder um a um, com muito amor e muito carinho.”
Léo contou que a votação superou as próprias projeções da campanha. “Eu sabia que, se tudo desse certo, a gente poderia chegar à marca de 45 mil, 50 mil votos. Mas realmente fiquei muito surpreso e muito feliz”, afirmou. “Como novato na Assembleia, bater mais de 51 mil votos, eu estou muito feliz mesmo.”
Pautas para o estado
Com a experiência de quem passou pela Câmara, pela Prefeitura e pela AMM, Léo defende que conhece o estado de ponta a ponta. “Conheço cada cantinho deste estado e quero poder ajudar a transformar e construir um estado com mais igualdade, um estado cada vez melhor”, disse.
Na segurança pública, a prioridade é a valorização dos profissionais do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar, Civil e Penal. “Valorizar quem está na linha de frente da segurança não é só dar armamento, é garantir direitos. É pagar aquilo que é devido”, afirmou. Ele também citou o combate à violência doméstica entre os compromissos de campanha.
Na saúde, Léo pretende atuar para ampliar o financiamento estadual ao Hospital de Câncer de Mato Grosso, com o qual afirma ter “um dever”. “Quero garantir que o orçamento do estado para a saúde garanta 100% do custeio do hospital, e não como é hoje, que é menos de 50%. Quantas pessoas que necessitam do tratamento oncológico vão poder salvar a própria vida com isso”, disse.
Primavera e região de volta ao debate estadual
Em Primavera do Leste, onde mora há quase 30 anos, Léo recebeu 21.948 votos. Para ele, o resultado devolve à cidade um papel de protagonismo nas decisões do estado. “Primavera passa a fazer parte de toda a discussão que norteia o desenvolvimento de Mato Grosso. Vou ter a oportunidade de analisar e aprovar o orçamento do estado, que direciona as ações do governo”, explicou, citando demandas como asfalto, pontes, habitação, saúde e segurança.
O deputado eleito destacou também a votação na região, com destaque para Paranatinga, Poxoréu, General Carneiro e Santo Antônio do Leste. “A região demonstrou nas urnas a necessidade de ter um representante e um deputado estadual atuante. Estou com muito gás, com muita vontade de ajudar a nossa região e o estado de Mato Grosso.”
Sobre a rotina de mandato, Léo disse que vai dividir a semana entre Cuiabá, onde passará três dias para os trabalhos na Assembleia, e as visitas às bases no interior. E garantiu que o cargo não muda quem ele é. “Vou continuar frequentando os mesmos lugares, com as mesmas pessoas, tendo os mesmos amigos. Cargo é passageiro. Independente do cargo de deputado, o Léo não muda.”
Léo Bortolin começou na política aos 18 anos, como assessor na Câmara de Primavera do Leste. Foi vereador por dois mandatos, presidente do Legislativo, prefeito por dois mandatos e presidente da AMM até março de 2026. A posse na Assembleia Legislativa de Mato Grosso será em 1º de fevereiro de 2027.



























