CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Pantanal: nossa herança e nosso legado’: exposição leva registros pantaneiros para o Parlamento Europeu

publicidade

em bruxelas

Da Redação – Bruna Barbosa

Foto: Reprodução

Organizada pela Environmental Justice Foundation (EJF) e pelo Instituto SOS Pantanal em parceria com a Documenta Pantanal, a Chalana Esperança e a Wetlands International, a exposição está aberta à visitação desde ontem (16) e permanecerá disponível até 27 de setembro, na Esplanada Solidarność, em frente ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.

A cerimônia oficial de abertura, realizada nesta terça-feira (17), contou com a presença do Embaixador do Brasil junto à União Europeia, Pedro Miguel da Costa e Silva.

Uma releitura da exposição “Pantanal: herança e legado”, que ocupou o Congresso Nacional e visitou o estado de Mato Grosso do Sul em 2023, assim como a Delegação da União Europeia no Brasil neste ano, a mostra lançada hoje no Parlamento Europeu é um chamado à ação que insta compromissos imediatos e significativos para preservar o Pantanal antes que seja tarde.

“Ainda há tempo de salvarmos a maior área úmida tropical do mundo. Protegendo o que nos resta e restaurando o que foi perdido podemos alcançar esse objetivo. Mas isso exige um esforço coletivo e nós precisamos agir agora. Despertar essa consciência e essa urgência de proteger esse ecossistema único e vital para toda a humanidade é o objetivo dessa iniciativa”, disse Steve Trent, presidente e fundador da EJF.

Leia Também:  Qualificação profissional abre portas no mercado de trabalho para moradores de Aripuanã

Com registros dos fotógrafos Edson Vandeira, Ernane Lacerda, Flávia Zagury, Gustavo Figueirôa, Heideger Nascimento, Henrique Olsen, João Marcos Rosa, Lalo de Almeida, Maurício Copetti e Thamys Trindade, a mostra concebe a dual realidade vivida pelo Pantanal. De um lado, a que revela sua beleza majestosa, e de outro, a que apresenta imagens perturbadoras que evidenciam as ameaças que o bioma enfrenta.

“Levar essa exposição para o Parlamento Europeu é uma maneira de chamar a atenção internacional para as ameaças que o bioma enfrenta, fomentando o apoio à iniciativas de restauração socioambiental, prevenção e combate a incêndios florestais, incentivo à produção sustentável e muitos outras pautas positivas que necessitam de recursos para serem colocadas em prática”, disse Leonardo Gomes, Diretor Executivo do Instituto SOS Pantanal.

“A Chalana Esperança e a Documenta Pantanal já possuem outros projetos em parceria. Essa exposição em Bruxelas conversa muito com o que já fazemos em termos de divulgação do Pantanal e suas causas. É um grande privilégio poder fazer parte de mais essa iniciativa, somando pelo Pantanal e pelo Brasil”, disse Mônica Guimarães, coordenadora e co-fundadora da Documenta Pantanal.

Leia Também:  Oportunidade na Saúde: IDOMED Vest abre caminho para a formação de novos médicos no Brasil

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide