
Com equipamentos desenvolvidos para pomares e vinhedos, fruticultores buscam melhor produtividade, precisão operacional e redução dos custos, em importantes polos de produção de frutas
A fruticultura brasileira vive um período de forte modernização e expansão, consolidando-se entre os segmentos mais competitivos do agronegócio. Nos últimos dez anos, as exportações do setor cresceram 38% em valor e 62% em volume, segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), impulsionadas por avanços em tecnologia, qualidade e produtividade. Em 2025, o país alcançou o recorde de aproximadamente US$ 1,5 bilhão em exportações, com saldo positivo próximo de US$ 400 milhões na balança comercial. O desempenho coloca o Brasil como o terceiro maior produtor de frutas do mundo, atrás apenas de China e Índia.
Na linha de frente desse crescimento está o Nordeste brasileiro, que abriga alguns dos mais importantes polos de produção do país. Entre eles está Juazeiro (BA), localizada às margens do Rio São Francisco, um dos principais centros de fruticultura irrigada do mundo. Ao lado de Petrolina (PE), a região reúne condições privilegiadas de clima, luminosidade e disponibilidade de água, permitindo a produção dos frutos de alta qualidade durante praticamente todo o ano. Destaque para as culturas de manga e uva, que abastecem mercados exigentes na Europa, América do Norte e outros destinos internacionais.
O sucesso da região também está diretamente ligado à adoção de tecnologias avançadas e à crescente mecanização das operações, fatores que contribuem para elevar a produtividade, a qualidade e a competitividade da fruticultura brasileira. “Tratores desenvolvidos especificamente para as necessidades dos pomares e vinhedos aumentando a eficiência operacional e os reduzindo custos de produção ampliando desta forma a produtividade”, afirma, Jane Passos, Gerente vendas na unidade da Motopema em Juazeiro, concessionária da LS Tractor na região. Além desta loja, o Grupo Motopema possui mais duas unidades na Bahia e outras quatro em Minas Gerais.
Segundo Jane, a fruticultura exerce papel fundamental na economia do Vale do São Francisco, contribuindo para a geração de emprego e renda em diversos municípios. “Somente a cadeia da manga gera cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos. São trabalhadores oriundos de várias cidades que encontram aqui oportunidades de desenvolvimento”, destaca.
Tratores especializados para mecanização em cultivos adensados
Além da manga e da uva, a região Nordeste também produz coco, melancia, banana, goiaba e melão. Essa diversidade exige soluções adequadas para diferentes operações e perfis de produtores. Para atender essa demanda, a LS Tractor oferece um portfólio de tratores que vai de 25cv a 145 cv de potência.
Entre os modelos mais utilizados nos cultivos de manga e uva estão os tratores R50 e R65, desenvolvidos para oferecer desempenho, precisão e versatilidade em plantios adensadas, onde o espaçamento reduzido entre linhas exige máquinas com características especificas e tamanho compacto, com elevada capacidade de manobra.
Equipados com motores LS de quatro cilindros e potência de 50 e 65 cv, respectivamente, os modelos entregam desempenho consistente em operações como pulverização, roçada entre linhas, transporte de insumos e tração dos deferentes implementos específicos para a fruticultura. A transmissão LS Synchro Shuttle com 32 marchas à frente e 16 à ré, combinada ao super-redutor (Creeper), permite deslocamentos extremamente lentos e controlados, essenciais para operações delicadas em pomares e vinhedos. “Muitos modelos disponíveis no mercado recebem adaptações para o trabalho na fruticultura. Já os tratores da LS Tractor foram desenvolvidos especificamente para esse segmento, reunindo características técnicas especiais e dimensões compactas, a opção por pneus radiais vais oferecer uma eficiência operacional ainda maior”, explica a gerente.
Soluções para pequenos produtores
Pensando nas necessidades das pequenas propriedades, a LS Tractor oferece uma grande solução, o MT2 27E. Equipado com motor diesel LS de três cilindros e 25 cv, o modelo combina tecnologia, praticidade e eficiência operacional. Sua transmissão de 12 marchas à frente e 12 à ré, aliada à TDP independente de 540 rpm com acionamento eletro-hidráulico, proporciona mais agilidade com segurança máxima em todas as operações diárias.
O sistema hidráulico de três pontos, com capacidade de levante de 820 kg, amplia sua versatilidade no campo. “Esse equipamento abre novas possibilidades para os pequenos agricultores, oferecendo um trator de alto padrão de qualidade com excelente relação custo-benefício”, afirma Jane.
Outra opção é o J25H, também de 25 cv, desenvolvido para atividades que exigem agilidade em espaços restritos. Equipado com transmissão hidrostática e tração 4×4, destaca-se pela facilidade de operação. Sua versatilidade faz dele uma excelente porta de entrada para produtores que desejam iniciar a mecanização da propriedade.
Citricultura impulsiona demanda por mecanização
No Centro-Norte baiano, a região de Feira de Santana também se destaca pela produção de frutas, especialmente cítricos como laranja, limão e ponkan, além do cultivo de coco. De acordo com Nilton Lima, gerente geral do Grupo Motopema Tratores na Bahia, nesta região em específico um dos destaques é o MT4.70, trator utilitário de 70 cv que combina muita versatilidade, economia no consumo de combustível e eficiência operacional.
Equipado com motor LS de quatro cilindros Turbo Intercooler, oferece o torque exato para esta necessidade de potência, garantindo excelente desempenho com baixo consumo de combustível. Sua principal característica é a agilidade, seu tamanho único neste segmento, transmissão LS com 32 opções de velocidade, permite trabalhar com facilidade entre as linhas do pomar, realizando pulverização, adubação e manejo com precisão.
O modelo também conta com sistema hidráulico de controle remoto com ajuste do fluxo de vazão (0 à 35 l/m), múltiplas opções de rotação da TDP e versão com cabine original de fábrica. “O MT4.70 é um trator único neste segmento de mercado por combinar agilidade, conforto e capacidade de trabalho nas diferentes operações da fruticultura”, destaca o gerente geral.
Outro modelo bastante utilizado na região é o MT7.80F. Desenvolvido para culturas que exigem mais força e mobilidade em espaços reduzidos, o trator de 80 cv é equipado com motor Perkins turbo de quatro cilindros e transmissão LS Synchro Shuttle 20×20. “O modelo possui largura adequada para trabalhar entre as linhas de plantio adensado, aliando potência, economia de combustível e elevada confiabilidade operacional. Tudo isso contribui para aumentar a eficiência de campo e gerar mais segurança na escolha do produtor”, afirma Lima.
Tecnologia mais próxima do fruticultor
Para ampliar o acesso dos agricultores às tecnologias da marca, a Motopema Tratores tem investido fortemente em programas de demonstração prática. “Trabalhamos com sistema de “test-drive”, essa estratégia evoluiu significativamente nosso processo comercial. Utilizando a máquina em suas condições de campo o produtor consegue comparar e avaliar e entender as diferenças na tecnologia oferecida pelos tratores LS. Os clientes aprovaram a iniciativa e agora estamos renovando toda a frota de demonstração, substituindo equipamentos usados por tratores novos”, explica o profissional.
Segundo Lima, a proximidade com o fruticultor continua sendo um dos principais diferenciais da concessionária. “Quando estamos presentes no momento em que a cliente mais precisa, construímos confiança, credibilidade e conquistamos indicações, que hoje são fundamentais para evoluir no mercado. Além disso, a LS Tractor conta com um portfólio completo para a Fruticultura, e um ampla disponibilidade de peças para atender com agilidade as demandas do campo”, com produção brasileira deste 2013, finaliza Lima.
Imagens relacionadas
![]() Divulgação LS Tractor baixar em alta resolução |
![]() Divulgação LS Tractor baixar em alta resolução |
![]() Divulgação LS Tractor baixar em alta resolução |
![]() Divulgação LS Tractor baixar em alta resolução |

Kassi Bonissoni
Gerente de atendimento
[email protected]

































