Trabalhadores da indústria de Mato Grosso que tiveram uma rotina mais ativa e saudável no último mês foram reconhecidos, na noite desta terça-feira (22.09), pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT). Eles participaram de diversos desafios promovidos pela instituição por meio do projeto Movimento 50, programa estadual de promoção da saúde criado em comemoração aos 50 anos de atuação do Sesi no estado.
Com apoio do Conselho Nacional do SESI, que também celebra os 80 anos de história da instituição no país, o projeto reuniu 1.000 participantes inscritos, de 52 indústrias, além de trabalhadores do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e alunos do programa Sesi na Pista. Todos os participantes ativos receberam um kit com necessaire, um par de meia, fone de ouvido e camiseta do projeto. Já os três mais bem colocados de cinco categorias foram reconhecidos com troféus e mala de academia.
A contadora da Marajá, Lucicleia Matos, conquistou o 3º lugar da categoria Consistência e Regularidade em KM. Ela corre há 11 anos e quando viu o projeto se inscreveu na mesma hora. “Eu aprecio novos desafios. Quando soube do desafio proposto pelo Sesi, decidi participar, pois sempre procuro me envolver nas atividades esportivas da instituição, que são excelentes. O desafio foi exigente, mas, como participante, mantive o foco. Estou feliz com o resultado. Agora, o objetivo é dar continuidade aos treinos e manter o ritmo das corridas”, afirma.
Caetano da Silva é trabalhador da Marfrig e aluno do Sesi na Pista e foi reconhecido na categoria masculina do desafio Consistência e Regularidade em KM. “Valeu muito a pena cada desafio. Subir ao pódio é sempre gratificante. É a confirmação de que os resultados e esforços foram alcançados e os objetivos, cumpridos”.
Caetano já mantinha uma rotina de atividades físicas no projeto Sesi na Pista, que oferta treinos gratuitos funcionais e de corrida às terças-feiras e quintas-feiras, das 18h30 às 19h30, no Parque das Águas, em Cuiabá. Para ele, os desafios do Movimento 50 foram incentivadores. “Como atleta, a competição é um elemento motivador. Ela nos permite mensurar nosso desempenho, comprovar nosso valor e buscar a melhoria contínua”, acredita o trabalhador da indústria.
O gerente Executivo do Centro de Serviços Compartilhados do Sistema Fiemt, Evaldo Rosa Tadeu, subiu ao pódio duas vezes, garantindo o 1º lugar na categoria Consistência e Regularidade em Dias e 2º lugar do pódio da categoria mais aguardada da noite, o Melhor Desempenho 4 pilares RADARFIT. A categoria reúne a essência de todas as outras, equilibrando consistência, regularidade em dias e em KM, superação de meta e menor tempo.
“Sempre tive uma vida ativa; fui atleta de basquete na infância e pratiquei diversas modalidades ao longo dos anos. No entanto, estava um pouco acima do peso e, ao conhecer o Movimento, percebi a relevância da proposta, que foca essencialmente na retomada de hábitos saudáveis. Acredito que o maior ganho foi pessoal, voltado ao meu próprio bem-estar. Foi um momento de parar, refletir e buscar algo que me proporcionasse disciplina e permitisse uma mudança significativa em minha rotina”, diz Evaldo.
Foram reconhecidos ainda os melhores resultados das categorias Superação da Meta do Desafio; Melhor Desempenho em Menor Tempo, Consistência e Regularidade em Dias. Confira AQUI a lista completa dos premiados da noite.
O poder dos pequenos hábitos
O Movimento 50 representou uma oportunidade de colocar as pessoas no centro da celebração do aniversário do Sesi MT, mostrando que pequenos hábitos podem gerar grandes resultados e transformar vidas. Para a idealizadora da iniciativa, a coordenadora de Promoção da Saúde do Sesi MT, Dayane dos Santos, foi justamente este o objetivo do projeto, incentivar as pessoas a mudarem sua rotina com atitudes simples.
“Nós os incentivamos a beberem água regularmente, a movimentarem o corpo e acalmar a mente com atividade física regular e meditação. Tudo isso somado a uma alimentação equilibrada. A proposta é provocar mudanças que possam permanecer na rotina dos participantes, mostrando que cuidar da saúde também pode ser um movimento coletivo, constante e diário”, pontua Dayane.
Em 42 dias de projeto, foram registradas 89.458 mil missões saudáveis, sendo 12.035 de alimentações saudáveis, 4.796 atividades físicas, 21.863 hidratações e 5.147 medicações guiadas.
Movimento 50
O programa foi realizado de forma 100% digital, por meio do aplicativo Radarfit, com foco principal no pilar de atividade física. A plataforma permitiu registrar exercícios e outros hábitos saudáveis, acompanhar o desempenho, participar de rankings e validar automaticamente os resultados. Entre os quatro pilares trabalhados estavam atividade física, alimentação saudável, hidratação e meditação e bem-estar.
A iniciativa foi subsidiada pelo Conselho Nacional do SESI e também celebra os 80 anos de história da instituição no país, com ações que estimulam trabalhadores da indústria a incorporarem hábitos mais saudáveis à rotina por meio de desafios progressivos e acompanhamento digital.
Texto e fotos: Fernanda Nazário