CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

VIGILÂNCIA INFORMA; Mato Grosso não tem casos confirmados de sarampo

publicidade

Até o momento, há cinco casos em investigação para sarampo no estado; 45 casos suspeitos já foram descartados em 2025

Ana Lazarini | SES-MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) adotou a estratégia “dose zero” da vacinação contra o sarampo para prevenir a reintrodução da doença
Crédito – Marcelo Camargo | Agência Brasil

Até essa sexta-feira (15.8), Mato Grosso não registrou casos confirmados de sarampo. No momento, há cinco casos em investigação de sarampo no estado, sendo que 45 casos suspeitos já foram descartados em 2025.

Os casos investigados estão nos municípios de Cáceres (1), Cuiabá (2), Sinop (1) e Querência (1).

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Alessandra Moraes, destaca que o Estado adotou a estratégia “dose zero” para prevenir a reintrodução da doença.

“Não há casos confirmados de sarampo em Mato Grosso, mas estamos reforçando as medidas de prevenção. Neste semana, ampliamos a ‘dose zero’ para os 142 municípios do estado, sendo que essa estratégia é voltada especificamente para bebês de 6 a 11 meses. As doses de rotina devem ser mantidas, essa é apenas uma proteção antecipada e adicional. Adultos também precisam atualizar o cartão vacinal, caso necessário”, explicou.

Leia Também:  PROTOCOLO DE SEGURANÇA; Trânsito na MT-251 no Portão do Inferno é interrompido por causa das chuvas nesta quinta-feira (05)

A gestora ainda esclareceu que o último caso confirmado de sarampo em Mato Grosso ocorreu em 2020, no município de Lucas do Rio Verde.

“Foi um caso isolado e, desde então, não houve mais casos confirmados da doença. O sarampo é altamente contagioso e a SES trabalha fortemente na prevenção, por meio da vacinação, para evitar que novos casos apareçam”, concluiu.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade