CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Artistas de Cuiabá e Primavera do Leste representam MT em evento do Itaú Cultural em SP

publicidade

a_ponte

Da Redação OD – Bruna Barbosa

Foto: Reprodução

As artistas Amarílis França e Dani Souziel, de Cuiabá, e Raquel Santos, de Primavera do Leste, representaram Mato Grosso em um importante evento de teatro universitário promovido pelo Itaú Cultural, em São Paulo, entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro. Convidadas pelo instituto, elas integraram a programação da 7ª edição do projeto “a_ponte – cena do teatro universitário”, iniciativa que estimula o debate e a troca entre estudantes, professores e profissionais do teatro de todo o Brasil.

Anualmente, o projeto realiza uma convocatória de trabalhos de pesquisa estudantil em artes cênicas realizados em instituições públicas ou privadas, de nível superior ou técnico, de todo o território nacional. Os selecionados são apresentados na publicação “Pontilhados”, além de estarem presentes na programação do ano seguinte.

O evento promoveu discussões sobre pedagogias teatrais, arte e territórios, ancestralidade, mulheridades na cena teatral, resistência, processos contra-hegemônicos e outras temáticas essenciais para o panorama artístico contemporâneo. Durante a programação, as três representantes de Mato Grosso apresentaram uma comunicação oral baseada em suas pesquisas acadêmicas e experiências artísticas, ampliando o diálogo sobre teatro no cenário nacional.

Leia Também:  R$ 75 mil em prêmios; Escola de samba Payaguás é campeã do Carnaval 2025 em Cuiabá.

“A troca de vivências entre diferentes regiões do Brasil é fundamental para fortalecer a cena teatral e fomentar novas perspectivas sobre ensino, investimento na cultura local e criação artística”, afirma Amarílis França.

Com essa participação, Mato Grosso marcou presença em um evento de relevância nacional, destacando a força da produção teatral da região e seu potencial de diálogo com outras cenas artísticas do país.

Trabalho da Amarílis: Cartografrando uma personagem Extraterrestre: Trajetória de uma atriz cuiabana

Trabalho da Dani: Teatro vivência de Abdias Nascimento: A estética negra da peça Sortilégio no Teatro Experimental do Negro

Trabalho da Raquel: O teatro com criança se faz brincando: O desenvolver teatral na comunidade do bairro Tuiuiú, em Primavera do Leste – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide