CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BB apresenta Programa de Gestão Climática para municípios

publicidade

Informativo para Imprensa – Brasília, 20 de maio de 2026

Iniciativa vai apoiar 100 municípios na estruturação de projetos de mitigação e adaptação climática, com uso de inteligência artificial

 

Representantes do BB, da STN e da WayCarbon durante a apresentação do programa. Crédito: divulgação BB.

 

O Banco do Brasil anuncia nesta quarta-feira, 20 de maio, o pré-lançamento da Assessoria ASG com foco em Gestão Climática Municipal. A iniciativa é uma parceria entre o BB e a WayCarbon, empresa brasileira de inteligência climática e desenvolvimento de soluções digitais para gestão de emissões, riscos climáticos e sustentabilidade, com apoio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A solução está em fase de testes e a previsão é que esteja disponibilizada em junho.

 

A Assessoria ASG integra inteligência artificial, tecnologia de monitoramento, diagnósticos territoriais e soluções de gestão financeira do BB para apoiar gestores públicos na identificação de vulnerabilidades, na criação de ações de adaptação e na mitigação das mudanças climáticas.

 

A inciativa prevê apoiar a estruturação de projetos climáticos prioritários em 100 municípios brasileiros de pequeno e médio porte, voltados tanto à redução das emissões de gases de efeito estufa quanto à adaptação aos impactos climáticos. O objetivo é fortalecer a resiliência urbana e preparar projetos aptos à captação de recursos.

Leia Também:  SETOR MINERAL; Expominério 2025 movimenta mais de R$ 200 milhões e se consolida entre as maiores feiras de mineração do Brasil

 

A solução será disponibilizada sem custo para os municípios participantes, com base em recursos previstos na Portaria Normativa STN/MF nº 808.

 

O lançamento ocorre em um contexto de agravamento dos eventos climáticos extremos no país. Relatório do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) indica que 2025 foi o terceiro ano mais quente já registrado, com temperatura média global 1,47°C acima dos níveis pré-industriais. O período é marcado por secas severas, enchentes, ondas de calor e uma série de desastres que impactaram infraestrutura, abastecimento hídrico, agricultura e mobilidade urbana em milhares de municípios brasileiros.

 

“Os desafios climáticos já impactam diretamente a vida das cidades e exigem planejamento, inteligência territorial e capacidade de resposta. O Banco do Brasil quer apoiar os municípios nessa transição, conectando tecnologia, informação e soluções financeiras para fortalecer o desenvolvimento sustentável local”, destaca José Alves, head de Sustentabilidade do Banco do Brasil.

 

“O desafio climático no Brasil deixou de ser apenas ambiental. Hoje ele é também fiscal, econômico e de infraestrutura. O grande diferencial deste programa é transformar dados climáticos em capacidade de investimento. Estamos ajudando cidades brasileiras a sair do diagnóstico e avançar para a estruturação de projetos concretos, financiáveis e alinhados à realidade local. Esse é um movimento pioneiro no país e coloca o Banco do Brasil em uma posição muito estratégica dentro da agenda climática nacional”, afirma Felipe Bittencourt, diretor-presidente da WayCarbon.

Leia Também:  TRANSPARÊNCIA; Lei vai proteger 62 mil servidores MT com empréstimos consignados irregulares

 

“A agenda climática passou a exigir dos municípios capacidade técnica, planejamento e acesso a soluções estruturadas. A Portaria 808 representa um avanço importante ao incentivar mecanismos de apoio técnico e fortalecimento institucional para que estados e municípios possam se preparar melhor para os desafios climáticos e fiscais dos próximos anos”, avalia David Athayde, secretário adjunto da STN.

 

Com a iniciativa, o Banco do Brasil consolida e reforça seu posicionamento como principal parceiro financeiro da transição climática nos territórios brasileiros, conectando ciência, tecnologia e financiamento para apoiar cidades mais resilientes, competitivas e preparadas para o futuro.

 

Atenciosamente,

 

Assessoria de Imprensa Banco do Brasil

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade