CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CDL Cuiabá propõe inclusão da educação financeira em escolas de Mato Grosso

publicidade

 

Inadimplência em Mato Grosso afeta, aproximadamente, 47,99% da população adulta

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) apresentou na segunda-feira (13.04) uma proposta de Projeto de Lei que institui o programa “Jovem Cidadão Financeiro” na rede pública de ensino. O projeto foi entregue ao deputado estadual Carlos Avalone e à vereadora de Cuiabá, Maria Avalone, durante a reunião do Conselho Deliberativo da CDL Cuiabá.

 

A proposta é inserir o tema da educação financeira como ferramenta estruturante no combate à inadimplência e na formação de cidadãos mais conscientes economicamente em escolas estaduais e na rede municipal de Cuiabá.

Foto: Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá

A inadimplência em Mato Grosso afeta, aproximadamente, 47,99% da população adulta. O percentual representa cerca de 1,5 milhão de consumidores inadimplentes no estado, refletindo um crescimento de 5,21% em março, na comparação ao mesmo período do ano passado.

 

O presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, frisa que a inadimplência é um dos principais desafios sociais e econômicos do estado. “A preocupação com a inadimplência contínua da população é crescente. Hoje, de cada dois mato-grossenses, um está com o nome negativado”, destacou.

 

Tema transversal – O projeto propõe a inclusão de conteúdos como planejamento financeiro, noções de economia, crédito, empreendedorismo e investimentos no ambiente escolar, de forma interdisciplinar e também como tema transversal, inserido no dia a dia da comunidade escolar. A proposta prevê ainda atividades complementares, como oficinas, seminários e uso de plataformas digitais, ampliando o alcance do aprendizado.

 

Para o deputado Carlos Avalone, a proposta representa um avanço necessário diante da limitação de medidas paliativas atualmente adotadas. “Mesmo com programas de renegociação de dívidas em âmbito nacional, o volume de novos débitos segue crescendo, evidenciando que soluções pontuais não são suficientes para alterar o comportamento financeiro da população a longo prazo” comentou o parlamentar.

 

Avalone acrescentou que a educação é um pilar importante para ajudar a transformar esse cenário. “Talvez seja a única saída para minimizar os índices de inadimplência. Somente a ação de negociação não resolve. Se não for pela educação, não conseguiremos transformar”, frisou.

 

A proposta da CDL Cuiabá aposta na educação como eixo central de transformação social, preparando jovens para lidar com desafios financeiros antes mesmo de ingressarem no mercado de trabalho. Ao integrar o tema à rotina escolar, o projeto busca promover mudança cultural duradoura, fortalecendo a cidadania e contribuindo para a redução do superendividamento no estado.

 

Caso aprovado, o programa será implementado pela Secretaria de Estado de Educação, com possibilidade de adaptação às realidades regionais, garantindo que o conteúdo seja aplicado de forma prática e conectada ao cotidiano dos estudantes.

CDL Cuiabá – Com 52 anos de criação, a CDL Cuiabá reúne cerca de 10 mil associados, principalmente dos setores do comércio e de serviços. O chamado setor terciário responde por cerca de 70% do produto interno bruto (PIB) de Cuiabá, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dois setores juntos geram cerca de 60% dos empregos formais da cidade, sendo os maiores empregadores da capital, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Assessoria de Imprensa – CDL Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Economia; Rondonopolitano assina a inauguração do maior aeroporto privado do Centro-Oeste localizado em Cuiabá (MT)

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade