CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Energisa alerta! Em onda de calor, desligue aparelhos pouco usados

publicidade

As altas temperaturas, que devem permanecer em Mato Grosso até terça-feira (19), sobrecarregam equipamentos de refrigeração e climatização.

Mato Grosso foi atingida por uma nova onda de calor que deve permanecer no estado até a próxima terça-feira (19). De acordo com a meteorologista e consultora da Energisa Ana Paula Paes, a previsão é que as temperaturas não sejam tão intensas quanto nas ondas de calor de setembro, outubro e novembro. No entanto, a média para o período é de até cinco graus de elevação, passando dos 40ºC.

Por causa desse novo alerta climático, técnicos da Energisa explicam que é preciso ter cuidado redobrado com a conta. É que o aumento das temperaturas e a permanência em períodos prolongados tem causado um salto de até 60% no consumo de equipamentos de refrigeração e climatização.

“Esses aparelhos trocam calor com o ambiente externo. Então, para manter a temperatura, eles trabalham mais. E tem um fator extra… As altas temperaturas tem avançado sobre a noite. Por exemplo, em Cuiabá termômetros marcavam 37 ºC às 19h. Por isso, é preciso uma ação mais forte pra evitar gastos elevados num período de clima tão extremo”, explica Vinicius Alfonso, coordenador de operações da companhia.

Leia Também:  LICITAÇÃO INTERNACIONAL; Seduc MT abre licitação para contratação de verificação independente em projeto de educação digital inclusiva e sustentável

O coordenador afirma que, neste momento, para poder reduzir o impacto na conta, é necessário retirar da tomada aparelhos sem ou com pouco uso. “Por exemplo, eu tenho minha geladeira e um freezer na área de lazer, ou eu tenho um bebedouro gelando a água, a dica é desligar um deles pra reduzir esse gasto excessivo em dias de onda de calor. Usa um só. Já no caso do ar, acionar o mínimo possível. Ou seja, você pode ligar até o quarto ficar gelado e depois usar só o ventilador, que consome menos energia. E, de preferência, usar os equipamentos com selo Procel classe A pois são mais eficientes.”, comenta Vinicius.

Confira outras atitudes que podem contribuir para suavizar o custo na conta de energia do fim do mês. Veja:

Ar-condicionado 

  •      Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado.
  •      Mantenha os filtros limpos.
  •      Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho.
  •      Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.
  •      Se possível, priorize a posição de 23ºC.
Leia Também:  REGULARIZAÇÃO; Mais de 100 representantes de empresas do setor de desmonte participam de evento de alinhamento no Detran-MT

 

Ventilador

  • Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia.

   
Geladeira

  •      Evite deixar a porta aberta.
  •      Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.
  •      Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento.
  •      Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira.
  •      Não forre as prateleiras.
  •      Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade