CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Mês do Idoso: aos 68 anos, seu Gilmar mantém a paixão pelo trabalho

publicidade

– Aos 68 anos, Gilmar trabalha como leiturista da Energisa em Barra do Garças.

– Sua trajetória no setor elétrico começou em 1992.

– No Mês do Idoso, sua história destaca a valorização de diferentes gerações no trabalho.

Fotos: Energisa MT

Juliana Bino – Analista de Comunicação da Energisa Mato Grosso /

Robson Boamorte – Analista de Comunicação da Energisa Mato Grosso /

Lorena Segala – BP (gestora) de Comunicação da Energisa Mato Grosso /


Em outubro, mês dedicado à valorização das pessoas idosas no Brasil, sua trajetória de mais de três décadas no setor elétrico destaca a contribuição de diferentes gerações no trabalho

No mês em que o Brasil reforça a importância da valorização e do respeito às pessoas idosas, a história de Gilmar é um exemplo de que experiência, conhecimento e disposição para aprender não têm prazo de validade. Aos 68 anos, ele segue na ativa como leiturista da Energisa Mato Grosso, onde trabalha desde 2015, quando foi contratado aos 57 anos.

A história de Gilmar com a energia elétrica começou em 1992, ainda na antiga Cemat (Centrais Elétricas Matogrossenses S.A), quando ingressou como atendente. Desde então, passou por diferentes funções, entre elas leiturista, auxiliar de eletricista, eletricista e líder de unidade de serviço. Em meio às transformações do setor, também viveu períodos de desligamento, retornos e mudanças de cidade, além de concluir uma graduação em Administração de Empresas.

Leia Também:  Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Canabrava do Norte, Canarana, Confresa, Cuiabá, Querência e Sinop serão fiscalizadas pelo CAU/MT

Em 2015, já com 57 anos, surgiu uma nova oportunidade: integrar o time da Energisa. Desde então, permanece na empresa e atualmente trabalha em Barra do Garças.

“Eu estou na Energisa com muitíssimo orgulho até os dias atuais. Foi uma área com a qual eu sempre me identifiquei. Procurei desempenhar meu trabalho da melhor forma possível e continuo tendo vontade de aprender e trabalhar”, conta Gilmar.

A trajetória também é marcada pela disposição para recomeçar. Em diferentes momentos, Gilmar precisou mudar de cidade, adaptar-se a novas rotinas e assumir desafios profissionais. Em São Félix do Araguaia, por exemplo, chegou a atender seis localidades. Paralelamente ao trabalho, encarou uma graduação: durante seis anos, dividiu os dias entre o expediente e as aulas noturnas até concluir o curso de Administração de Empresas, em 2011.

“Eu não podia me acomodar. Sempre gostei de conhecer outras áreas, aprender coisas novas e fazer aquilo que precisava ser feito. Acho que isso é importante em qualquer idade”, afirma.

O comprometimento de Gilmar também é reconhecido por quem acompanha de perto sua rotina profissional. Gestor direto do colaborador, o supervisor da Energisa Mato Grosso Wakilla Candido Ferreira destaca a dedicação e o alinhamento de Gilmar aos valores da empresa.

Leia Também:  RONDONÓPOLIS; Decreto Legislativo anula os efeitos da autorização para mudar o traçado da Ferrovia

“O senhor Gilmar está na ativa, ele é muito comprometido com o trabalho, com a segurança e com os valores da empresa. Fico feliz demais com esse reconhecimento, porque ele merece”, afirma Wakilla.

A história de Gilmar representa um dos pilares de um ambiente de trabalho que valoriza a diversidade de experiências e gerações. Na Energisa, profissionais em diferentes fases da vida compartilham conhecimentos, aprendem uns com os outros e contribuem para os resultados da empresa.

Mais do que celebrar o Mês do Idoso, a trajetória de Gilmar reforça uma mensagem que vale para todos os meses do ano: competência, disposição e capacidade de contribuir não têm idade.

Mesmo com 68 anos, ele segue fazendo planos e, quando perguntado sobre quando pretende parar, a resposta vem de forma natural.

“Enquanto eu tiver saúde e puder contribuir, quero continuar. Ainda tenho muita disposição e não penso em parar tão cedo”, diz.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade