CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Prêmio Geraldo Henrique da Costa homenageia 30 referências da luta pela igualdade racial em Cuiabá nesta quarta-feira (29/07)

publicidade

O Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE) realiza, nesta quarta-feira, dia 29 de julho, às 19h, no Cine Teatro Cuiabá, a cerimônia de entrega do Prêmio Geraldo Henrique da Costa, uma das mais importantes homenagens dedicadas a personalidades que contribuem para o fortalecimento da igualdade racial, da cultura afro-brasileira e da justiça social em Mato Grosso e no Brasil.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e reconhecerá 30 referências que, por meio de suas trajetórias, têm promovido a valorização da população negra e o enfrentamento ao racismo em diferentes áreas da sociedade.

A premiação leva o nome de Geraldo Henrique da Costa, um dos pioneiros e mais importantes articuladores do movimento negro organizado em Mato Grosso. Nascido em Cuiabá, no bairro Araés, Geraldo dedicou sua vida à luta pelos direitos da população negra, tornando-se uma das principais lideranças do estado a partir da década de 1980. Seu trabalho foi decisivo para o fortalecimento do movimento negro mato-grossense, especialmente na organização do histórico encontro nacional de militantes negros realizado em Mato Grosso, em 1989.

Leia Também:  CEP 25 ANOS; Lúcio Som: uma história de crescimento impulsionada pelo mercado de eventos em Cuiabá

Mais do que uma homenagem, o prêmio busca preservar a memória de quem abriu caminhos para as atuais gerações e reconhecer pessoas que continuam transformando a sociedade por meio da educação, da cultura, da comunicação, da pesquisa, do empreendedorismo, dos movimentos sociais e da defesa dos direitos humanos.

A presidente do IMUNE, Antonieta Costa, destaca que a iniciativa reafirma o compromisso da instituição com a valorização da história da população negra. “O Prêmio Geraldo Henrique da Costa é um reconhecimento àqueles que fazem da resistência um compromisso diário. Celebrar essas trajetórias é fortalecer a memória coletiva e inspirar novas gerações a seguirem construindo uma sociedade mais justa, diversa e igualitária”, afirma.

A cerimônia integra a programação da 5ª edição do Agitando a Resistência Negra, realizada entre os dias 28 e 30 de julho, em Cuiabá. O festival reúne rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e atividades voltadas ao fortalecimento da identidade e da cultura negra.

A entrada é gratuita e aberta ao público.

SERVIÇO

Prêmio Geraldo Henrique da Costa

📅 Data: 29 de julho de 2026 (quarta-feira)
🕖 Horário: 19h
📍 Local: Cine Teatro Cuiabá
🎟 Entrada gratuita

Leia Também:  Final de semana em Cuiabá tem espetáculo 'Exóticus', show da banda Calorosa e Patrulha Canina no Teatro da UFMT

 

Soraya Medeiros

Assessora de imprensa

DRT 1173 MT

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade