Por Alisson Gonçalves
Na manhã desta terça-feira,07, Leonardo Bortolin, presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e ex-prefeito de Primavera do Leste, declarou em coletiva de imprensa que somente o município de Cuiabá enfrentou atrasos no pagamento dos salários dos servidores municipais, atribuídos ao repasse do ICMS.
Bortolin destacou que, além de Cuiabá, não há registros de atrasos em outros 146 municípios.
O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, justificou o atraso como consequência da ausência de repasses estaduais de ICMS e IPVA, totalizando R$ 13 milhões.
A Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso afirmou que o repasse foi efetuado no dia 2 de janeiro, dentro do prazo legal, até o 5º dia útil do mês.
O atual prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, explicou que os salários serão pagos apenas na sexta-feira, 10 de janeiro, devido ao déficit financeiro deixado pela gestão anterior.
A situação financeira de Cuiabá permanece crítica, enquanto outros municípios mantiveram suas folhas salariais em dia, mesmo com a mudança na data do repasse, que normalmente ocorre às terças-feiras.
A última terça-feira de dezembro, no entanto, foi feriado bancário, o que complicou o processo.