CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

TRANSPARÊNCIA SES destaca investimentos em audiência na Assembleia Legislativa

publicidade

Equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde apresentou aos deputados estaduais dados detalhados de janeiro a agosto de 2025

Luiza Goulart | SES-MT
Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) mostrou a evolução do Percentual de Aplicação em Saúde no segundo quadrimestre, que passou para 14,59% em 2025
Crédito – Ronaldo Mazza | Assembleia Legislativa

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) apresentou os balancetes financeiros e orçamentários do primeiro e do segundo quadrimestre de 2025 em audiência pública da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, realizada nesta terça-feira (21.10) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT).

A assessora responsável pelo Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (Nger) da SES, Claudete de Souza, apresentou as despesas próprias com saúde até o segundo quadrimestre, com dotação atualizada, despesas empenhadas, liquidadas e pagas, os dados de receitas adicionais para o financiamento da saúde provenientes da União e as transferências do Estado para os municípios.

A assessora citou diversas ações da Secretaria, como os atendimentos do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), a entrega do novo prédio do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT), a coleta de sangue no MT Hemocentro e a quantidade de cirurgias realizadas em hospitais do Estado.

Leia Também:  SES inicia primeira turma interprofissional de especialização em hanseníase pela Escola de Saúde Pública

Também foi destaque a evolução das obras do Hospital Central, dos quatro novos Hospitais Regionais, do Centro Logístico de Armazenamento e Distribuição (Celad) e dos demais investimentos feitos por meio da SES.

Segundo a secretária adjunta de Orçamento e Finanças da SES, Ivone Rosset, a gestão tem feito grandes investimentos para melhorar a saúde em Mato Grosso.

“No nosso orçamento, está previsto mais de 14% de investimento. O Estado vem investindo muito na área da saúde, principalmente na reestruturação das unidades, na construção de novos hospitais, visando dar dignidade e eficiência no atendimento à população”, explicou.

Questionada pelo deputado Dr. João a respeito da captação de órgãos e da realização de transplantes no Estado, a secretária-adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, destacou que a Secretaria conseguiu alcançar um feito inédito em setembro: atender todos os pacientes que aguardavam por transplante de córnea em Mato Grosso.

“Nós conseguimos zerar a nossa fila para transplante de córnea e isso é motivo de orgulho para nós, pois a córnea captada sempre fica no Estado. Rim é primeiramente ofertado para o Estado, não havendo nenhum paciente compatível e apto para realizar o transplante, aí sim ele é também ofertado para a Central Nacional. E todos os demais órgãos são ofertados para a Central Nacional”, disse Fabiana.

Leia Também:  Mato Grosso recebe maior evento nacional sobre cultura do maracujazeiro

Conforme Fabiana, o Hospital São Mateus, em Cuiabá, está habilitado para realizar o transplante renal no Estado e a Secretaria já iniciou o credenciamento da unidade para que também faça transplante hepático.

“Nós assinamos o contrato com o Hospital São Mateus em setembro de 2024 e os primeiros transplantes renais foram realizados em janeiro. Foram quatro transplantes realizados no mês de janeiro de 2025, todos de doadores vivos e agora nós temos a programação para, ainda em outubro, realizar mais quatro transplantes”, concluiu.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade