CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

5 motivos para aumentar o consumo de água no inverno

publicidade

Desidratação nos dias frios pode favorecer cansaço, dores de cabeça, ressecamento da pele e aumentar o risco de complicações graves de saúde

 

Com a chegada das temperaturas mais baixas, a sensação de sede diminui e muita gente acaba reduzindo o consumo de água sem perceber. O problema é que o organismo continua precisando de hidratação para funcionar adequadamente, mesmo durante o inverno.

 

A desidratação nos dias frios pode favorecer cansaço, dores de cabeça, ressecamento da pele e até aumentar o risco de complicações de saúde, conforme explica o médico e coordenador do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, José Ricardo Scalise. “A diminuição da sede durante o inverno é uma resposta natural do organismo, mas isso não significa que a necessidade de água seja menor. O corpo continua perdendo líquidos pela respiração, pela urina e pela transpiração, ainda que de forma menos perceptível. A desidratação pode gerar efeitos graves na saúde”.

 

Confira cinco razões para não deixar a garrafinha de lado nesta estação:

 

1) Necessidade de hidratação

Quando as temperaturas caem, o organismo transpira menos e o mecanismo que estimula a sede fica menos ativo. Como resultado, muitas pessoas passam horas sem beber água, favorecendo quadros de desidratação silenciosa. Especialistas alertam que boca seca, cansaço, tontura e urina mais escura são alguns dos sinais de alerta.

 

2) Proteção das vias respiratórias

Leia Também:  Dezembro Laranja: Dermatologista alerta para prevenção do câncer de pele em Mato Grosso, estado com alta incidência da doença

O inverno é marcado pelo aumento dos casos de gripes, resfriados e outras doenças respiratórias. A hidratação adequada contribui para manter as mucosas das vias aéreas úmidas, favorecendo sua função de proteção contra agentes infecciosos.

 

3) Pele saudável

Baixa umidade do ar, vento frio e banhos muito quentes favorecem o ressecamento da pele. A hidratação adequada ajuda a manter a integridade da barreira cutânea, reduzindo desconfortos como coceira, descamação e sensação de pele repuxando.

 

4) Funcionamento dos rins

A redução do consumo de líquidos pode dificultar a eliminação de substâncias pelo organismo e favorecer a formação de cálculos renais. A água é fundamental para o adequado funcionamento dos rins e para a manutenção do equilíbrio do corpo.

 

5) Aumento da disposição

Mesmo níveis leves de desidratação podem impactar a concentração, o desempenho físico e a sensação de bem-estar. Manter uma boa ingestão de água ajuda o organismo a regular a temperatura corporal, transportar nutrientes e sustentar funções essenciais do cérebro e dos músculos.

 

Quanto de água beber?

Não existe uma quantidade única para todas as pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, a necessidade diária varia conforme idade, peso, nível de atividade física, clima e condições de saúde. Para muitos adultos, cerca de dois litros por dia podem ser suficientes, mas algumas pessoas necessitam de volumes maiores.

 

Se a água gelada não parece tão atrativa no inverno, vale apostar em água em temperatura ambiente, chás sem açúcar, frutas, legumes, sopas e caldos, que também contribuem para a hidratação diária. “Esperar sentir sede não é uma boa estratégia durante o inverno. O ideal é criar o hábito de beber água ao longo do dia, em pequenas quantidades e em intervalos regulares”, reforça o Dr. Scalise.

Leia Também:  DIGITALIZAÇÃO; Governo de MT lança carteira digital de doador de sangue

Sobre a PITÁGORAS – Com mais de vinte anos de história, a Faculdade Pitágoras, pertencente à Cogna Educação, a maior e mais completa empresa de soluções educacionais do país, já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais. Presente nos estados da Bahia e do Maranhão, realiza inúmeros serviços junto à população com iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente as comunidades dos municípios onde as unidades estão implantadas, por meio de atividades que permitem o desenvolvimento dos alunos no que tange as competências alinhadas às práticas de aprendizagem que impactam positivamente a formação desses profissionais. As instituições possuem parceria com policlínicas, unidades básicas de saúde e hospitais que atendem a população, possibilitando uma preparação para a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Para mais informações, acesse o site.

Camila Crepaldi – [email protected]

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade