Da Redação – Bruna Barbosa
Depois de conquistar espaço no Guia Michelin, o chef cuiabano Wdson Vaz voltou a receber reconhecimento nacional. O restaurante Sushi Vaz foi incluído na lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil elaborada pela revista Exame, ocupando a 87ª posição no ranking divulgado nesta semana. A seleção foi feita por um júri formado por 49 jornalistas, críticos e influenciadores especializados em gastronomia.
O reconhecimento amplia a trajetória do chef mato-grossense, que atualmente comanda duas unidades do Sushi Vaz em São Paulo e uma no bairro Leblon, no Rio de Janeiro. Foi justamente a unidade carioca que, recentemente, passou a integrar o Guia Michelin, consolidando o restaurante entre os principais endereços da gastronomia japonesa no país.
O ranking é elaborado por um júri formado por 49 jornalistas, críticos e influenciadores especializados em gastronomia. Cada jurado indica os dez melhores restaurantes em que esteve nos últimos 12 meses, sem estabelecer uma ordem de preferência. A partir dessas indicações é formado o ranking dos 100 melhores restaurantes do país. Nesta edição, cerca de 500 estabelecimentos receberam votos.
Ao apresentar o Sushi Vaz na lista, a Exame destaca que Wdson Vaz iniciou o restaurante em uma pequena galeria na Avenida Paulista, em 2018, e conquistou os clientes apostando na técnica, no frescor dos peixes e frutos do mar e no atendimento. Com o crescimento da casa, o restaurante ganhou um novo endereço nos Jardins, abriu uma segunda unidade em São Paulo e, mais recentemente, chegou ao Rio de Janeiro.
No Leblon, o chef oferece a experiência omakase, expressão japonesa que significa “deixar nas mãos do chef”. Nesse formato, o cliente não escolhe os pratos. A sequência é definida pelo cozinheiro de acordo com os ingredientes mais frescos disponíveis no dia, valorizando a sazonalidade, a técnica e a proposta da casa.
Na avaliação do Guia Michelin, a experiência omakase é o principal destaque do restaurante. A publicação recomenda o menu que privilegia peixes e mariscos, como sushi de xerelete e temaki de cavaquinha, além de diferentes cortes de atum importado, considerado a especialidade do chef.
Na ocasião em que o Sushi Vaz passou a integrar o Guia Michelin, Wdson comemorou a conquista nas redes sociais.
“Aos poucos, como na minha trajetória, vamos chegando, com humildade e disciplina, apenas querendo servir bem e com amor! Isso é Sushi Vaz! Obrigado a todos que nos ajudaram!”.






























